Líder pró-China é reeleito no Kiribati e mantém relações cortadas com Taiwan

No ano passado, Taneti Maamau cortou relação diplomáticas com Taiwan, reivindicada pela China

O líder pró-China Taneti Maamau foi reeleito presidente do Kiribati, país insular da Oceania. O resultado divulgado na segunda (22) significa menor chance para Taiwan de restabelecer relações com o país. A informação é da agência de notícias Reuters.

Após alta participação eleitoral, Maamau conquistou o maior número de votos em 16 dos 23 distritos da ilha. Banuera Berina, que havia se comprometido a reverter a situação com Taiwan, foi derrotado.

Agora, os laços diplomáticos de Taiwan são formados por apenas 15 países no mundo, e quatro deles estão no Pacífico — Ilhas Marshall, Nauru, Tuvalu e Palau. Por isso, há interesse geopolítico nos diminutos países.

Líder pró-China é reeleito no Kiribati, mantendo corte de relações com Taiwan
Presidente do Kiribati, Taneti Maamau (Foto: Cia Pak/UN Photo)

Segundo o jornal The Guardian, analistas apontam que a localização estratégica de Kiribati a torna atraente para a administração expansionista da China. O papel cada vez mais assertivo dos chineses no Pacífico preocupa também os Estados Unidos e a Austrália.

No ano passado, Taipé perdeu as alianças com o Kiribati e Ilhas Salomão. O resultado das eleições kiribatinas definiriam se a aliança diplomática seria recuperada ou não. A China reivindica Taiwan como seu território.

Berina chegou a representar o mesmo partido que Maamau, mas se juntou à oposição ao afirmar que o presidente de Kiribati havia mentido para os membros da legenda sobre a razão do corte nas relações diplomáticas.

Tags: