Dinamarca e Suécia convocam embaixadores russos após avião espião invadir espaço aéreo

Incidente foi classificado como "inaceitável" em meio ao contexto do conflito entre Moscou e Kiev

Dinamarca e Suécia convocaram os embaixadores da Rússia nos dois países para uma consulta, após terem seu espaço aéreo invadido por um avião espião russo na noite de sexta-feira (29). As informações são da agência catari Al Jazeera.

A convocação para explicações ocorre após autoridades de ambos os países terem alegado que a aeronave intrusa teria entrado no espaço aéreo dinamarquês a leste da ilha dinamarquesa de Bornholm, no Báltico, fazendo em seguida uma incursão no espaço aéreo sueco.

Jeppe Kofod, ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, classificou o incidente como “inaceitável”.

Aeronave russa Antonov AN-30 (Foto: WikiCommons)

“Existem procedimentos estabelecidos para esse tipo de caso. Trata-se principalmente de convocar o representante da nação implicada ao Ministério das Relações Exteriores”, observou, acrescentando que o ato é algo “particularmente preocupante na situação atual”, disse.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores da Suécia também disse que o embaixador russo será convocado em Estocolmo.

A violação do espaço aéreo desencadeou reações rápidas na Suécia. O ministro da Defesa, Peter Hultqvist, declarou à imprensa do país que tal ação era “não profissional” e “inadequada”, contextualizando com o aumento das tensões na região por conta da invasão da Ucrânia pela Rússia.

O Ministério da Defesa sueco acrescentou em nota que a incursão do “avião russo AN-30 a hélice” foi monitorada e registrada.

Tags: