Míssil russo atinge navio que transportava grãos ucranianos, afirma Zelensky

Se confirmado, o ataque seria o primeiro a um navio comercial desde que a Ucrânia criou uma rota segura para exportar grãos no ano passado

Nesta quinta-feira (12), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou pelas redes sociais que um míssil russo atingiu um navio que estava transportando grãos no Mar Negro rumo ao Egito. As informações são do The New York Times.

Zelensky afirmou no X, antigo Twitter, que a Rússia lançou um ataque contra uma embarcação civil comum no Mar Negro, logo após ela sair das águas territoriais ucranianas. “Foi um míssil russo direcionado a uma carga de trigo com destino ao Egito”, acrescentou.

Embarque de grãos para exportação partindo da Ucrânia (Foto: Levent Kulu /ONU News)

Zelensky afirmou que, felizmente, não houve vítimas no ataque e descreveu a Ucrânia como um “garantidor-chave da segurança alimentar global”. Um porta-voz militar ucraniano disse que o ataque ocorreu em águas romenas.

Um ataque na zona econômica exclusiva da Romênia, que faz parte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), não seria visto como um ataque ao território do país sob a lei internacional. A zona permite que o governo exerça controle sobre atividades econômicas, como a extração de petróleo. A Otan não fez nenhum comentário imediato sobre o assunto.

Zelensky destacou que a estabilidade de muitos países ao redor do mundo depende do funcionamento contínuo e sem interrupções do corredor de grãos da Ucrânia, e ressaltou a importância das exportações alimentares de Kiev para nações na África e no Oriente Médio.

“Continuaremos a fazer todos os esforços para proteger nossos portos, o Mar Negro e as exportações de alimentos para os mercados globais. Esta é a verdadeira prioridade da Ucrânia — proteger a vida — e deve ser a prioridade de todos os países”, acrescentou o líder ucraniano.

Zelensky também destacou que “estamos esperando que o mundo reaja. Trigo e segurança alimentar nunca devem ser alvos de mísseis”.

As autoridades russas ainda não se pronunciaram sobre o incidente.

Em março de 2022, a Turquia sediou pela primeira vez uma reunião entre os ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Ucrânia na cidade mediterrânea de Antalya. Esses esforços resultaram no histórico acordo sobre grãos em julho de 2022. No entanto, Moscou não renovou o acordo após julho de 2023, alegando restrições às exportações de grãos russos.

Tags: