Político tcheco envia carta malcriada à China e viraliza em redes sociais

A linguagem do prefeito "é algo que se ouviria em um bar", afirmou usuário do Reddit, onde a missiva foi vazada
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Uma carta escrita pelo prefeito de uma das regiões de Praga, capital da República Tcheca, na segunda (31), expõe sua indignação após ameaças da China de prejuízo nas relações bilaterais por conversas com Taiwan.

O documento, que viralizou na rede social Reddit, é assinado pelo prefeito de Reporyje, Pavel Novotny, e direcionado ao ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.

Em tom exaltado, Novotny exige um pedido de desculpas imediato às ameaças chinesas à República Tcheca.

“Seu comportamento ultrapassou os limites do que é diplomaticamente aceitável. Você se atreve a ameaçar o presidente do Senado com um preço alto, seu palhaço malcriado!”, escreveu.

Carta condena perseguição chinesa a República Tcheca após apoio a Taiwan
Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, durante reunião do G20, em Buenos Aires, Argentina, em maio de 2018 (Foto: Flickr/G20 Argentina)

A carta foi escrita no mesmo dia da visita do presidente do Senado tcheco, Milos Vystricil, a Taiwan. Wang julgou o movimento como o “cruzamento da linha vermelha” entre os dois países.

No encontro com a presidente da ilha, Tsai Ing-wen, Milos fez duras críticas ao governo autoritário de Beijing e terminou a sua fala com a frase “eu sou taiwanês”, em mandarim.

No ano passado, Praga e Beijing encerraram um acordo de cidades irmãs por discordarem do conceito de “uma só China”, pressionado pelos chineses.

“Briga patética”

No documento, o prefeito de Reporyje exige ainda que a China se desculpe “em 24 horas” a Milos. “Envergonhe-se e reconheça que, no futuro, mesmo em um tom que implique ameaça, farei com que você pague um alto preço pelo bullying que desafia o nosso país soberano”, pontuou.

Novotny encerra a carta pedindo que Wang lhe envie um pedido de desculpas “com cópia por e-mail” para que possa arquivar a “patética briga diplomática“.

No fórum do Reddit, alguns usuários afirmaram que a tradução da carta para o inglês deixou o tom de Novonty “mais polido”. “A carta original foi escrita por um tcheco comum, algo que você ouviria em um bar, não de um prefeito”, disse um dos internautas.

Tags: