A tradicional viagem de férias do presidente russo Vladimir Putin à cidade de Sochi, onde costuma se hospedar anualmente durante aproximadamente um mês, não acontecerá em 2024. O site independente Proekt afirmou que a rotina do líder russo foi alterada neste ano devido ao risco elevado de ataques ucranianos.
Na cidade russa localizada às margens do Mar Negro, Putin habitualmente se hospeda em uma residência de verão chamada Bocharov Ruchey, que foi reformada para os Jogos de Inverno Sochi 2014. É lá que tradicionalmente celebra o aniversário da companheira Alina Kabayeva, supostamente a mãe de dois filhos do presidente. A festa deste ano, no entanto, foi alterada por questões de segurança.
De acordo com o Proekt, Putin visitou o local pela última vez em março e desde então evita ir até lá por sentir que sua segurança estaria ameaçada sobretudo pelos drones de Kiev. Em 2023, ele teria passado somente oito dias em Sochi, período curto demais para os hábitos do líder russo. Uma fonte próxima a ele confirmou tal informação.
Outra constatação dos investigadores é a de que uma parte da residência foi demolida recentemente, o que foi confirmado através de imagens de satélite. Construída em 1955, Bocharov Ruchey já recebeu a visita de chefes de Estado para encontros com o presidente, entre eles o ex-presidente dos EUA George W. Bush, em 2008.
O “Palácio de Putin”
Putin teria ainda um segundo imóvel na região do Mar Negro. Trata-se de uma suntuosa construção erguida entre 2005 e 2010 e avaliada em US$ 1,3 bilhão que ganhou o apelido de “Palácio de Putin. Ele, porém, costuma negar ser o dono deste local e diz que, na verdade, pertence a um amigo de infância, o bilionário Arkady Rotenberg.
A denúncia de que o palácio é de uso exclusivo do presidente foi feita em janeiro de 2021 pela FBK, fundação anticorrupção do recém-falecido oposicionista Alexei Navalny. O imóvel tem 17,6 mil metros quadrados, conta com uma igreja, uma estufa de 2,5 mil metros quadrados, um anfiteatro e vários edifícios residenciais.
A megaconstrução teria, entre outros caprichos, uma pista de patinação no gelo e uma sala de pole dance. Com centenas de cômodos, o imóvel oferece aos hóspedes uma série de salas de cinema, saguão com bar, cassinos e piscinas. Também há um “túnel” para acesso privativo à praia.