VÍDEO: Vereador ucraniano provoca caos ao detonar granadas em reunião

Parlamentar é afiliado ao partido Servo do Povo, o mesmo do presidente Volodymyr Zelensky

Um vereador ucraniano causou pânico ao lançar granadas durante uma reunião comunitária nesta sexta-feira (15). O incidente, que ocorreu em Keretsky, um vilarejo na região oeste da região de Zakarpattya, resultou em pelo menos uma pessoa morta e 26 feridos, de acordo com a polícia ucraniana. As informações são do jornal Kyiv Post.

Inicialmente, foi relatado que o parlamentar, identificado como Serhiy Batrin, ligado ao partido Servo do Povo, fundado pelo presidente Volodymyr Zelensky, teria morrido. Posteriormente, as autoridades comunicaram que médicos conseguiram ressuscitá-lo. O vídeo do incidente mostra o político retirando três granadas do bolso do casaco e lançando-as no chão durante a reunião.

O Ministério Público ucraniano declarou que o ato foi classificado como terrorismo. Uma investigação está em curso.

Serhiy Batrin tinha três explosivos escondidos no bolso do casaco (Foto: captura de tela/YouTube)

Não há detalhes sobre as motivações do agressor. Um outro vídeo divulgado pela polícia mostra Batrin entrando na reunião do conselho, perguntando se pode falar e, em seguida, lançando os explosivos, segundo o site investigativo Meduza.

Batrin faz parte da comissão de lei e ordem do conselho da comunidade. De acordo com a mídia local, ele sempre esteve em constante oposição à ala dominante no órgão público, informação repercutida pelo Daily Mail.

O incidente não é o primeiro caso de explosões de granadas na Ucrânia. Em novembro, um artefato foi acionado em um apartamento em Kiev, resultando na morte de uma mulher e um homem.

No início do mesmo mês, uma granada dada como presente de aniversário ao assistente do principal comandante militar ucraniano, Valery Zaluzhny, explodiu acidentalmente, matando o aniversariante.

Tags: