ONU: Michael Bloomberg segue como enviado especial para Soluções Climáticas

Na ONU, Bloomberg deve apoiar as metas do Acordo de Paris; o empresário renunciou ao cargo em 2020

Este conteúdo foi publicado originalmente pelo portal ONU News, da Organização das Nações Unidas

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou na sexta-feira (5) a recondução de Michael Bloomberg, dos EUA, como enviado especial para Ambições e Soluções Climáticas. 

Em nota, o chefe da ONU diz que o objetivo é mobilizar ações climáticas mais fortes e ambiciosas em preparação para a COP 26 (Conferência Climática da ONU), que acontece em Glasgow em novembro.

Bloomberg atuou como enviado especial pela primeira vez em 2014, ainda no mandato do secretário-geral Ban Ki-moon. Ele renunciou no ano passado para concorrer à presidência dos Estados Unidos.

ONU: Michael Bloomberg segue como enviado especial para Soluções Climáticas
O ex-prefeito de Nova York e enviado especial da ONU para Soluções Climáticas, Michael Bloomberg, em Iowa, agosto de 2019 (Foto: CreativeCommons/Gage Skidmore)

Agora, Bloomberg deve apoiar o trabalho do secretário-geral no crescimento e fortalecimento da coalizão de governos, empresas, cidades e instituições financeiras que se comprometem em zerar as emissões líquidas antes de 2050.

As métricas integram as metas do Acordo de Paris. Além disso, o enviado especial deve envolver funcionários do governo e membros do setor privado e da sociedade civil para implementar planos, especialmente em países, indústrias e setores de alta emissão.

Experiência

O propósito é acelerar a transição para uma economia de energia limpa. Bloomberg também deve usar sua experiência para ajudar a cumprir o pedido do secretário-geral para a eliminação do carvão nos países industrializados até 2030.

Outros países devem atender ao acordo até 2040. O cumprimento dessas metas deve vir atrás de “uma transição justa para as comunidades e trabalhadores afetados”. 

Ex-prefeito de Nova York, Bloomberg é fundador da empresa de mesmo nome e da fundação Bloomberg Philanthropies. O enviado conquistou o reconhecimento internacional pelo trabalho na ação climática.

O empresário é um dos grandes apoiantes do movimento Beyond Coal, que fortaleceu a transição energética nos EUA e outros países, e America’s Pledge, uma iniciativa que une estados, cidades, empresas e organizações americanas para cumprir as metas do Acordo de Paris.

Tags: