Unicef lança nova iniciativa climática focada em crianças para evitar desastres

Os jovens são uma população criticamente vulnerável que está entre os mais afetados por eventos climáticos extremos

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançou nesta quarta-feira (16) uma nova iniciativa de financiamento climático projetada para ajudar os países a lidar com os impactos atuais e crescentes da crise climática e lidar melhor com os desastres.

“Sabemos que mais desastres climáticos estão em andamento. Nós simplesmente não sabemos onde ou quando eles vão atingir”, disse Karin Hulshof, vice-diretora executiva do Unicef para parcerias.”

A iniciativa Today and Tomorrow (Hoje e Amanhã, em tradução literal), pela primeira vez, combina financiamento para resiliência imediata e programas de prevenção de riscos atuais para crianças, com financiamento de transferência de risco fornecido pelo mercado de seguros para ajudar a lidar com futuros ciclones.

“Os riscos das mudanças climáticas não são mais hipotéticos. Eles estão aqui. E mesmo enquanto trabalhamos para construir a resiliência das comunidades contra os desastres climáticos, temos que nos tornar muito melhores na prevenção de riscos para nossos filhos”, afirmou Hulshof.

Os jovens são uma população criticamente vulnerável que está entre os mais afetados por eventos climáticos extremos. No ano passado, o Índice de Risco Climático Infantil da Unicef estimou que 400 milhões de crianças estão atualmente em alta exposição a ciclones.

Durante o piloto inicial de três anos, a iniciativa se concentrará em Bangladesh, Comores, Haiti, Fiji, Madagascar, Moçambique, Ilhas Salomão e Vanuatu.

Crianças pegam água em lago raso na zona rural de Luanda, capital da Angola (Foto: Unicef/Carlos César)

Para avançar, o Unicef está levantando US$ 30 milhões para o projeto e convocando outros parceiros privados e públicos para que se juntem à agência para fechar a crescente lacuna de financiamento humanitário para proteção contra desastres para crianças e jovens.

Embora os danos climáticos extremos perpetuem e aprofundem a desigualdade e a pobreza entre gerações, os mecanismos de transferência de risco existentes não atendem às necessidades específicas de centenas de milhões de crianças e jovens.

Today and Tomorrow é o primeiro mecanismo de financiamento de risco de desastres climáticos pré-arranjado e baseado em eventos que visa especificamente a “lacuna de proteção infantil”, com total apoio para o futuro, conforme garantido pelos governos da Alemanha e do Reino Unido sob o recém-lançado G7-V20 Escudo Global contra Riscos Climáticos.

Heike Henn, diretor do Ministério Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, espera que a iniciativa seja bem-sucedida nas áreas de compartilhamento de conhecimento e maior familiaridade com instrumentos de financiamento de risco; resiliência de choque melhorada de instituições de desenvolvimento; e ajudar a fechar a lacuna de proteção contra riscos de desastres, “especialmente para crianças e mães”.

O ministro do Desenvolvimento e África do Reino Unido, Andrew Mitchell, apoia fortemente “trazer financiamento pré-arranjado e baseado em gatilhos para o setor humanitário, incluindo esta nova doação para o Unicef, o Caribe, a Ásia e o Pacífico e respondem rapidamente se forem atingidos por ciclones tropicais”.

Os ciclones e os desastres que eles provocam, como inundações e deslizamentos de terra, são a categoria de desastres influenciados pelo clima que mais cresce e uma das principais causas de perdas e danos globais, de acordo com o Unicef.

A pesquisa do Unicef mostrou que os investimentos que reduzem a exposição e os impactos negativos de ciclones e outros perigos podem reduzir consideravelmente o risco climático geral para milhões de crianças.

“O Unicef é a primeira instituição da ONU, bem como uma das maiores organizações humanitárias em todo o mundo, a contratar uma cobertura de risco de desastre sob medida para a proteção de crianças, jovens e pais, especialmente mães”, disse Simon Young, diretor sênior do Climate and Resilience Hub na consultoria internacional de seguros WTW, que desenhou a solução de seguros.

Além de pressionar os governos e as grandes empresas a reduzir rapidamente as emissões, o Unicef pede aos líderes que tomem medidas imediatas para proteger as crianças da devastação climática, adaptando os serviços sociais essenciais de que dependem.

O Unicef também insta as partes a encontrar e financiar soluções para apoiar aqueles que enfrentam perdas e danos além dos limites aos quais as comunidades podem se adaptar.

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

Tags: