Bebê afegão separado dos pais no caos do aeroporto de Cabul reencontra parentes

Sohail Ahmadi tinha dois meses quando foi entregue a um soldado enquanto uma multidão tentava deixar o país
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O bebê entregue a um soldado norte-americano em meio ao caos no aeroporto de Cabul, durante a retirada das tropas dos EUA e dos aliados do Afeganistão, em agosto de 2021, foi devolvido à família no sábado (8). As informações são da agência catari Al Jazeera.

Sohail Ahmadi tinha dois meses quando, num ato desesperado do pai, foi parar nos braços de um militar norte-americano enquanto milhares de afegãos tentavam fugir do país que acabava de ser dominado pelo Taleban.

As imagens que correram o mundo foram protagonizadas pelos pais da criança, o ex-segurança da embaixada dos EUA Mirza Ali Ahmadi e a mulher dele, Suraya. Temendo pela vida do filho enquanto uma multidão aflita se espremia junto aos portões do aeroporto, tentando embarcar num avião para fora do país, Sohail foi entregue a um soldado uniformizado que o pai acreditava ser americano. A intenção era pegá-lo de volta em segurança do outro lado.

Bebê é entregue a soldado no aeroporto de Cabul (Foto: reprodução de vídeo)

No entanto, no exato momento em que o bebê chegou às mãos do militar, as forças talibãs pressionaram a multidão para trás, fazendo com que Ahmadi, a mulher e quatro filhos levassem mais meia hora para ultrapassar a barreira. Durante esse período, o bebê foi perdido de vista. 

O pai relatou que procurou desesperadamente pelo filho dentro do aeroporto, sendo informado por autoridades que ele provavelmente havia sido levado para fora do país separadamente e poderia tê-lo de volta mais tarde. O segurança, junto de seus familiares, foi para uma base no Texas e por meses não teve notícias sobre o paradeiro de Sohail. 

Nesses cinco meses, o bebê nunca saiu de sua terra natal. Ele foi encontrado no aeroporto pelo motorista de táxi  Hamid Safi, de 29 anos, que o levou para casa e cuidou como se fosse seu filho. Após um longo período de negociações e apelos, o pequeno Sohail reencontrou a família neste fim de semana ao ser entregue aos cuidados do avô, que permanece em Cabul. Agora, a meta é devolvê-lo à companhia de seus pais e irmãos.

Tags: