Israel confirma mais de mil mortes e 4,5 mil mísseis disparados pelo Hamas

A fim de responder à agressão com máximo poder de fogo, Israel convocou 360 mil reservistas para se juntarem às forças armadas

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) divulgaram nesta quarta-feira (11) um balanço do conflito contra o Hamas, iniciado no sábado (7), após um ataque do grupo radical ao território israelense. Até agora, mais de mil mortes foram registradas em Israel, alvo de cerca de 4,5 mil mísseis disparados desde a Faixa de Gaza.

Além dos mortos, o governo israelense relata, através do Facebook, que pelo menos 2,8 mil de seus cidadãos ficaram feridos na ofensiva palestina. O balanço também indica que 50 pessoas continuam desaparecidas ou sequestradas pelos extremistas.

Soldados de Israel em área atacada no sul do país, perto da Faixa de Gaza (Foto: facebook.com/idfonline)

A fim de responder à agressão com máximo poder de fogo, Israel convocou 360 mil reservistas para se juntarem às forças armadas, segundo informações da agência Associated Press (AP). Em meio à mobilização, as IDF alegam ter atingido 2.294 alvos palestinos, reconquistando, assim, áreas que antes estavam sob o poder do Hamas.

“Nesta manhã, a quarta manhã de combates, conseguimos devolver a situação na região fronteiriça de Gaza à sua condição anterior, relativamente falando”, afirmou na terça-feira (10) o brigadeiro-general Dan Goldfus, segundo a rede Israel National News. “Ainda há confrontos isolados com o inimigo. Estamos trabalhando para que as cidades voltem ao seu estado habitual. Isso levará tempo.”

Em sua página na rede X, antigo Twitter, a força militar israelense diz que atacou também um alvo no Líbano. “Em resposta ao míssil antitanque lançado do Líbano em direção a um veículo militar no norte de Israel, um helicóptero das IDF atingiu um posto de observação do Hezbollah“, diz o post.

Do lado palestino, o balanço mais recente indica 950 mortes e cinco mil feridos, segundo o jornal Haaretz, que é mais específico ao relatar as baixas israelenses, que estariam na casa de 1,2 mil pessoas. O veículo diz, ainda, que as IDF alegam ter matado cerca de 1,5 mil militantes do Hamas.

Tags: