Israel intensifica ataques contra alvos Houthis no Iêmen após agressão ao território israelense

Estado judeu bombardeia alvos rebeldes e mata nove pessoas após ter sido atingido por um míssil lançado pelo grupo militante

Nesta quinta-feira (19), os militares israelenses realizaram ataques aéreos contra posições dos Houthis no Iêmen, após um ataque recente do grupo militante apoiado pelo Irã. O confronto marca mais um capítulo no aumento das tensões na região do Oriente Médio. As informações são da CNN.

Pelas redes sociais, Nasruddin Amer, vice-chefe de Comunicação houthi, disse que os bombardeios israelenses atingiram um porto e uma instalação petrolífera perto de Sanaa, capital do Iêmen, resultando na morte de nove pessoas e deixando três feridos. Em comunicado transmitido pela TV Al-Masirah, gerida pelos Houthis, também foram relatados ataques às usinas de energia de Heyzaz e Dhahban, além de infraestruturas no porto de Hodeidah e na instalação petrolífera de Ras Isa.

Jatos das Forças de Defesa de Israel (IDF), julho de 2022 (Foto: IDF/Flickr)

As Forças de Defesa de Israel (IDF, da sigla em inglês) confirmaram que os ataques foram realizados em resposta a mísseis e drones lançados contra Israel nos últimos meses. “A longa mão de Israel também alcançará vocês”, declarou o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, após os ataques, direcionando seu aviso aos líderes rebeldes.

Mais cedo nesta quinta-feira, sirenes foram ouvidas em áreas centrais de Israel, incluindo Tel Aviv, após a interceptação de um míssil lançado do Iêmen. Autoridades israelenses relataram que uma escola foi danificada, mas não houve feridos. Os Houthis reivindicaram a autoria do ataque, afirmando ter atingido alvos militares israelenses.

Tensão crescente

A ofensiva desta quinta-feira ocorre em meio a um conflito prolongado entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, iniciado após os ataques de 7 de outubro. Desde então, o número de vítimas na região de Gaza ultrapassou 45 mil, segundo fontes locais. Os Houthis, que controlam as regiões mais populosas do Iêmen, intensificaram suas ações em apoio à causa palestina, declarando que não cessarão os ataques enquanto a operação militar israelense em Gaza continuar.

Histórico de confrontos

Os Houthis já haviam realizado ataques significativos contra Israel anteriormente. Em julho deste ano, o grupo assumiu a responsabilidade por um ataque com drones que atingiu Tel Aviv. Em setembro, lançaram um míssil que chegou ao território israelense, e, no início deste mês, relataram ter utilizado drones em outra investida. Apesar do impacto material, não houve registro de feridos nos episódios mais recentes.

A resposta israelense incluiu bombardeios aéreos direcionados no Iêmen, marcando o primeiro ataque do tipo em julho. Desde então, as ações têm escalado. Além disso, os Estados Unidos, aliados de Israel, também realizaram diversas operações contra alvos Houthi no último ano, intensificando a pressão sobre o grupo.

Tags: