Secretário-geral da ONU saúda reabertura de corredor humanitário na Síria

Cerca de quatro milhões de sírios no último enclave do noroeste controlado pelos rebeldes dependem da passagem

Conteúdo adaptado de material publicado originalmente em inglês pela ONU News

Um grande comboio de ajuda da ONU (Organização das Nações Unidas) conseguiu cruzar o noroeste da Síria na terça-feira (19), após a reabertura de uma passagem vital na fronteira. Em comunicado, o secretário-geral António Guterres saudou a retoma das entregas depois de alcançado um acordo com o governo sírio.

A passagem de Bab al-Hawa foi encerrada em julho, depois de o Conselho de Segurança não ter conseguido chegar a consenso sobre duas resoluções concorrentes que teriam renovado o principal corredor de ajuda.

Cerca de quatro milhões de sírios no último enclave do noroeste controlado pelos rebeldes dependem da tábua de salvação, que foi estabelecida em 2014 através da autorização do Conselho de Segurança.

Ajuda humanitária da ONU à Síria após o terremoto de fevereiro de 2023 (Foto: Adel Janji/Unicef)

“Embora as nossas operações humanitárias tenham continuado a ajudar milhões de pessoas necessitadas no noroeste da Síria, a passagem de Bab al-Hawa tem sido fundamental para os esforços da ONU para entregar ajuda no noroeste”, afirma o comunicado.

A passagem fronteiriça de Bab al-Hawa estará acessível durante os próximos seis meses, na sequência do acordo com o governo. O acordo também autoriza a ONU a utilizar as passagens fronteiriças de Bab al-Salam e Al-Ra’ee por mais três meses. 

De acordo com as notícias, o comboio de 17 caminhões de terça-feira transportou medicamentos, suplementos alimentares, material de escritório e equipamento médico para a região de Idlib.

São necessários “maiores esforços”

Mais de 80% da ajuda à região passa por Bab al-Hawa. As outras duas travessias são mais longas e mal conservadas, apresentando grandes desafios para a entrega humanitária. 

“Com mais pessoas do que nunca necessitando de ajuda humanitária na Síria, o secretário-geral sublinha a necessidade de esforços cada vez maiores para garantir que cheguemos a todos aqueles que dela necessitam”, concluiu o comunicado.

Tags: