Botsuana, com 25 casos, suspende ‘lockdown’ após 48 dias

País, que registrou apenas 25 casos, busca retomada na economia; contração do PIB para este ano deve ser de 13%
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Botsuana, no sul da África, encerrou nesta quarta (20) sua quarentena após 48 dias de restrições. Empresas e escolas reabriram sob rígidas condições, na tentativa do país de iniciar sua retoma econômica. As informações são da agência de notícias Reuters.

Nas duas últimas semanas, o país, rico em diamantes, vem aliviando as restrições de isolamento impostas para frear o vírus. As minas de extração estão entre as operações autorizadas a retomar atividades.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgados nesta quinta (21), o país africano registrou 25 casos do coronavírus e apenas uma morte.

O governo informou que, apesar da liberação, há possibilidade da imposição de novas medidas. Tudo dependerá do padrão de contágio da doença terá a partir da flexibilização.

Neste retorno, as empresas e escolas deverão verificar temperatura corporal das crianças e funcionários, fazer desinfecções regulares e exigir uso de máscara de proteção.

A proibição da entrada de estrangeiros permanece. Também será mantida a quarentena para residentes ou cidadãos que retornarem ao país durante a pandemia.

Botsuana suspende quarenta após 48 dias
Vista de Gaborone, capital de Botsuana (Foto: Ophir Mizrah/Wikimedia Commons)

Economia

Apesar do número de casos confirmados da doença ser baixo, Botsuana sofre com graves impactos na economia.

A previsão de retração é de 13% do PIB (Produto Interno Bruto) este ano – para comparação, a previsão brasileira é da ordem de 5%. O déficit orçamentário já dobrou desde o início da pandemia.

Nos últimos três meses, o país africano tem enfrentado dificuldades em vender os seus diamantes. Isso porque os compradores não conseguem entrar no país para fazer negócio. O problema começou após início das restrições de viagem, que atingiram a maioria dos países.

O governo já iniciou políticas de estímulo fiscal de US$ 413 milhões para amortecer o impacto do surto. Já o Banco Central botsuano cortou a taxa de juros e reduziu as exigências de reservas dos bancos comerciais para melhorar a liquidez do sistema bancário.

Botsuana
Onde fica Botsuana (Foto: Reprodução/Google Maps)

Tags: