Líderes da África Ocidental chegam no Mali para discutir crise política

Insatisfeitos com economia, conflito armado e corrupção, malineses pedem a saída do presidente Keita

Líderes da África Ocidental chegaram nesta quinta (23) a Bamako, capital do Mali, para discutir a longa crise política que atinge o país. Há encontros programados com o presidente Ibrahim Boubacar Keita e com a coalizão de oposição.

Participam do encontro os mandatários de Gana, Costa do Marfim, Níger, Nigéria e Senegal. A nova tentativa de pacificação ocorre após rejeição do governo de unidade proposto pela Ecowas (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, em português).

Segundo a Al-Jazeera, o impasse levanta preocupações sobre a instabilidade da região. Há múltiplas crises no oeste da África, incluindo uma escalada no conflito armado, iniciado em 2012.

Líderes da África Ocidental chegam em Mali para discutir crise política
Vista de Bamako, capital de Mali (Foto: Wikimedia Commons)

Com o aprofundamento da crise, a situação no Mali pode afetar a moral dos militares e enfraquecer a luta contra grupos terroristas. Caso essa situação se concretize, países vizinhos, como Guiné e Senegal, podem ser afetados.

Nas últimas semanas, a população tem ido às ruas pedir a demissão de Keita. A insatisfação com a situação econômica do país, com a corrupção e com o agravamento do conflito armado foi inflamada por disputas eleitorais do pleito de 29 de março deste ano. 

Apesar de a população pedir a saída do presidente malinês, um analista ouvido pela reportagem aponta que a renúncia forçada poderia ser vista como inconstitucional. A derrubada pode levar ao isolamento internacional do Mali.

Tags: