Naufrágio de barco de migrantes faz 43 vítimas na costa da Tunísia

A embarcação tentava cruzar o Mediterrâneo da Líbia para a Itália. Oitenta e quatro pessoas foram resgatadas

Uma embarcação naufragou ao largo da costa da Tunísia, na sexta-feira (2), e causou a morte de ao menos 43 migrantes, de acordo com o site da rede britânica BBC. De acordo com uma organização humanitária da Tunísia, a Red Crescent (Crescente Vermelho, em tradução literal), a embarcação tentava cruzar o Mediterrâneo da Líbia para a Itália.

As autoridades tunisianas enviaram socorro, e 84 pessoas foram resgatadas por uma patrulha da marinha, relatou o chefe da rede humanitária no país, Mongi Slim. As vítimas têm entre três e 40 anos, informou o Ministério da Defesa da Tunísia.

Migrantes recuperados em travessia pelo Mar Mediterrâneo em 2019 (Foto: Acnur/F. Malavolta)

O barco havia deixado o porto líbio de Zuwara na segunda-feira (28). A bordo, estavam pessoas de quatro países: Egito, Sudão, Eritreia e Bangladesh. Segundo as autoridades, após ter o motor avariado, a embarcação virou.

Vários afogamentos já foram registrados na costa da Tunísia em 2021. No mês de abril, um naufrágio matou mais de 130 pessoas perto da capital Trípoli. Para fugir do conflito e da pobreza na África e no Oriente Médio, milhares de pessoas têm encarado a perigosa travessia nos últimos anos.

Segundo estatísticas, pelo menos 723 pessoas morreram ou desapareceram fazendo essa rota somente neste ano. Até junho, cerca de 15 mil pessoas foram interceptadas por patrulhas marítimas e forçadas a retornar à Líbia. Na quinta-feira (1), um barco com migrantes foi alvo de tiros disparados por uma patrulha da guarda costeira libanesa.

Tags: