ONU confirma 200 operações de auxílio aos necessitados no Níger

Agências humanitárias organizam entrega de fundos para deslocados, refugiados e repatriados

Conteúdo adaptado de material publicado originalmente pela ONU News

O Escritório das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários (Ocha) realizou 200 intervenções no terreno no Níger durante a última semana.

Nesta quarta-feira (9), o Ocha confirmou que operações de entrega de alimentos estão em andamento em Diffa, no leste do país. A área acolhe parte importante dos 700 mil deslocados internos, refugiados e repatriados. 

Agências humanitárias também estão se preparando para distribuir fundos para os necessitados, após a crise iniciada no final de julho quando militares anunciaram a remoção do poder do presidente Mohamed Bazoum.

Acnur não observou qualquer movimento transfronteiriço de nigerinos na última semana (Unocha/Michele Cattani)

Na que é considerada “situação ainda fluida”, o secretário-geral António Guterres diz estar preocupado com a detenção de Bazoum, com a saúde e o bem-estar de todos os detidos e o fracasso em repor a ordem constitucional no Níger.

A organização reitera o apoio os esforços de mediação liderados pela Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao).

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) diz acompanhar de perto a situação das pessoas que foram forçadas a deixar as áreas de origem no país. Em coordenação com parceiros continua as operações em todo o país. 

A continuidade das atividades está sendo avaliada para que seja garantida a prestação de serviços essenciais em caso da piora da situação.

Na semana passada, a agência não observou qualquer movimento transfronteiriço de nigerinos e registro de deslocamento interno como resultado dos eventos recentes no Níger.

Tags: