Ossouka Raponda é a primeira mulher a ocupar cargo de premiê no Gabão

Ela terá que enfrentar os desafios econômicos aos quais o país foi submetido devido à pandemia do Covid-19

A economista Rose Christiane Ossouka Raponda foi nomeada a primeira-ministra do Gabão pelo presidente Ali Bongo. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo no país da África central.

Em 2012, a premiê foi ministra do Orçamento. Dois anos depois, se tornou a primeira prefeita mulher da capital Libreville. Antes da nomeação para primeira-ministra, Raponda estava no Ministério da Defesa.

Segundo a Aljazeera, Raponda é graduada pelo Instituto Gabonês de Economia e Finanças e especializada em finanças públicas.

Ossouka Raponda é a primeira mulher a ocupar cargo de premiê no Gabão
Ossouka Raponda é eleita primeira-ministra do Gabão (Foto: Ossouka Raponda/Facebook)

Substituindo Julien Nkoghe Bekale, ela terá como desafio “assegurar o relançamento econômico do Gabão e o apoio necessário à luz da crise mundial ligada ao Covid-19“, afirmou o presidente em uma declaração.

Dependente do petróleo, o país africano foi duramente atingido pela queda no preço do produto bruto e pelo impacto do vírus no comércio global.

Aptidão questionada

A nomeação ocorre em meio à questionamentos sobre a aptidão do presidente Ali Bongo para governar, após um AVC (acidente vascular cerebral) em outubro de 2018.

Durante o período em que passou no exterior fazendo tratamento, o país foi abalado por uma tentativa de golpe de Estado. O motim durou apenas algumas horas, em janeiro do ano passado.

Meses depois, as autoridades lançaram uma vasta campanha anticorrupção. A iniciativa levou à prisão o braço direito de Bongo, Brice Laccruche Alihanga, e outras 20 pessoas, incluindo quatro ex-ministros.

Bongo foi eleito em 2009, após a morte do pai, Omar Bongo, que governou por 42 anos.

Tags: