Europa

Presidente da Polônia cai em trote de russo fingindo ser Guterres, da ONU

Ligação de 11 minutos por postada no YouTube; Varsóvia investiga como o russo Vladimir Kuznetsov conseguiu acesso

O presidente polonês, Andrzej Duda, caiu em um trote no qual o russo Vladimir Kuznetsov fingia ser o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres.

A ligação foi gravada e publicada no YouTube. O governo polonês já confirmou a veracidade do telefonema, de 11 minutos. Nela, Duda refere-se a Guterres como “sua excelência” mesmo desconfiando do teor da conversa.

Presidente da Polônia cai em trote de russo fingindo ser Guterres, da ONU
Presidente reeleito Andrzej Duda foi o único candidato a fazer campanha na Polônia diante de restrições para conter o coronavírus (Foto: Reprodução/Twitter)

A ligação foi feita nesta segunda (13) enquanto Duda aguardava os resultados finais da eleição polonesa, que lhe deu vitória apertada no segundo turno contra o liberal Rafal Trzaskowski, prefeito da capital Varsóvia.

O governo polonês agora investiga como Kuznetsov, o “troll” russo responsável pela chamada, conseguiu o contato com o presidente. Uma das linhas de investigação apura se há envolvimento de Moscou.

Duda não é o primeiro a cair em trotes de Kuznetsov e seu parceiro Alexei Stolyarov, conhecidos como Vovan e Lexus.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan, o cantor Elton John e o presidente da Comissão Europeia Jean Claude Juncker também foram vítimas, segundo o site norte-americano “Politico“.

Veja a ligação na íntegra: