Tanzânia terá eleições presidenciais em outubro

Presidente John Magfuli tentará reeleição; país é um dos promotores do negacionismo da Covid-19 na África
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

As eleições presidenciais da Tanzânia, no leste da África, acontecerão no dia 28 de outubro deste ano. O anúncio foi feito nesta terça (21) pela comissão eleitoral do país. As campanhas eleitorais acontecem entre 26 de agosto e 27 de outubro, segundo o canal Al-Jazeera.

O atual presidente, John Magufuli, tenta a reeleição. Os tanzanianos também elegerão no mesmo dia membros do Parlamento e conselheiros locais.

Chadema, o principal partido da oposição, já tem nomes se posicionando por uma candidatura à presidência. Entre eles, o vice-presidente da legenda Tundu Lissu, exilado na Bélgica desde ataque a tiros em sua casa em 2017.

Crianças tanzanianas nas ruas de Kandaga, no norte do país (Foto: UN Photo/Evan Schneider)

O líder do partido Freeman Mbowe também irá concorrer. Hospitalizado no mês passado por uma fratura na perna, Mbowe afirma ter sido espancado em ataque por “motivação política”.

Outro aspirante é o ex-ministro das Relações Exteriores Bernard Membe. O pré-candidato agora milita em outro partido de oposição, a Aliança pela Mudança e Transparência (ACT Wazalendo).

País “sem” Covid-19

Desde abril, não se sabe qual é o número real de casos do novo coronavírus no país. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam 509 confirmados e 21 mortes pelo vírus.

No mesmo mês, Magufuli chegou a declarar a Covid-19 como “derrotada”. O presidente sugeriu orações, exercícios e medicamentos fitoterápicos como as melhores maneiras de combater a pandemia, além da higiene básica.

Na última segunda-feira (20), Magufuli reafirmou que “não há” contaminados na Tanzânia e convidou turistas estrangeiros a visitar o país.

“É por isso que não estamos usando máscaras aqui. Você acha que não temos medo de morrer? É porque não há Covid-19”, disse.

Onde fica a Tanzânia (Foto: Reprodução/Google Maps)

Tags: