As eleições presidenciais da Tanzânia, no leste da África, acontecerão no dia 28 de outubro deste ano. O anúncio foi feito nesta terça (21) pela comissão eleitoral do país. As campanhas eleitorais acontecem entre 26 de agosto e 27 de outubro, segundo o canal Al-Jazeera.
O atual presidente, John Magufuli, tenta a reeleição. Os tanzanianos também elegerão no mesmo dia membros do Parlamento e conselheiros locais.
Chadema, o principal partido da oposição, já tem nomes se posicionando por uma candidatura à presidência. Entre eles, o vice-presidente da legenda Tundu Lissu, exilado na Bélgica desde ataque a tiros em sua casa em 2017.
O líder do partido Freeman Mbowe também irá concorrer. Hospitalizado no mês passado por uma fratura na perna, Mbowe afirma ter sido espancado em ataque por “motivação política”.
Outro aspirante é o ex-ministro das Relações Exteriores Bernard Membe. O pré-candidato agora milita em outro partido de oposição, a Aliança pela Mudança e Transparência (ACT Wazalendo).
País “sem” Covid-19
Desde abril, não se sabe qual é o número real de casos do novo coronavírus no país. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam 509 confirmados e 21 mortes pelo vírus.
No mesmo mês, Magufuli chegou a declarar a Covid-19 como “derrotada”. O presidente sugeriu orações, exercícios e medicamentos fitoterápicos como as melhores maneiras de combater a pandemia, além da higiene básica.
Na última segunda-feira (20), Magufuli reafirmou que “não há” contaminados na Tanzânia e convidou turistas estrangeiros a visitar o país.
“É por isso que não estamos usando máscaras aqui. Você acha que não temos medo de morrer? É porque não há Covid-19”, disse.