Américas

Teerã quer criar primeiro supermercado iraniano na Venezuela

No mês passado, o Irã já havia enviado 1,5 milhões de barris de petróleo à Venezuela

Um navio do Irã era esperado na Venezuela neste domingo (21). O carregamento levou ao país os alimentos que abastecerão o primeiro supermercado iraniano no país da América do Sul.

Em sua conta no Twitter, a embaixada iraniana em Caracas apontou que esse seria “outro êxito nas relações amistosas e fraternais entre os dois países”. Não foram dados mais detalhes.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o navio iraniano Golsan, que pertence à empresa Mosakhar Darya Shipping Co, partiram da cidade de Bandar Abbas no dia 15 de maio.

Teerã quer criar primeiro supermercado iraniano na Venezuela
Navio do Irã chega à Venezuela com alimentos para primeiro supermercado iraniano no país (Foto: Embaixada do Irã em Caracas/Reprodução)

A chegada dos alimentos à Venezuela ocorre após o Teerã enviar 1,5 milhões de barris de petróleo aos venezuelanos no mês passado, segundo informações da Radio Free Europe. Os cinco navios partiram do Oriente Médio em março e abril.

Venezuela tem baixos estoques de gasolina, apesar de ter uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Suas refinarias entraram em colapso após anos de má gestão e as sanções impostas pelos Estados Unidos dificultam a importação de gasolina.

O Irã também teria fornecido ingredientes importantes para que a Venezuela reinicie a operação em suas refinarias e retome a produção da própria gasolina. Os dois países enfrentam atualmente sanções impostas pelos EUA.

No último dia 19, no entanto, o presidente Donald Trump teria suavizado o tom ao afirmar que consideraria se encontrar com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. O mesmo aconteceu em 2018, sem que os dois lados chegassem em um acordo.

Maduro afirmou no início deste mês que irá a Teerã em breve para assinar acordos de cooperação em energia e outros setores.