Adversário da China equipa suas Forças Armadas com veículos blindados brasileiros

Exército das Filipinas apresentou na semana passada os primeiros cinco Guaranis, parte de um negócio de US$ 46 milhões

As Forças Armadas das Filipinas, país que trava com a China uma disputa territorial que pode escalar para um conflito armado, apresentaram na semana passada seus novos veículos blindados modelo Guarani, que são originalmente produzidos no Brasil pela Iveco. As informações são do site The Defense Post.

Os veículos foram entregues a Manila pela Elbit Systems, uma empresa israelense que produz e exporta tecnologia militar. O acordo, avaliado em US$ 46 milhões, foi firmado em 2020 e prevê que sejam entregues no total 28 blindados Guarani. O negócio era de conhecimento público, mas até então não se sabia qual país havia feito a compra.

Blindados brasileiros Guarani apresentados pelas Forças Armadas filipinas (Foto: Facebook/Agiladivision)

Além dos Guaranis, o exército filipino apresentou nove tanques de guerra leves, sendo que todos os veículos foram incorporados à Divisão Blindada Pambato.

“Os ativos recém-adquiridos reforçarão as capacidades da Divisão Blindada em termos de prontidão operacional para alcançar uma força blindada de classe mundial, pronta para múltiplas missões e com capacidade para vários domínios”, disse comunicado das Forças Armadas no Facebook.

O armamento principal do Guarani 6×6 entregue a Manila é um canhão automático Mk44 Bushmaster II de 30 milímetros. O blindado também tem lançadores de granadas de fumaça e miras eletrônicas infravermelhas, térmicas e de visão noturna.

Recentemente, o governo brasileiro vetou a venda de 450 veículos blindados Guarani, modelo ambulância, às Forças Armadas da Ucrânia. Eles seriam usados em operações humanitárias, como resgatar civis e soldados feridos, na guerra contra a Rússia.

Tags: