China multa grupo de comédia em R$ 10 milhões por piada sobre militares

A Shanghai Xiaoguo Culture Media foi proibida por tempo indeterminado de se apresentar em Beijing depois que um stand-up zombou do exército em um show na capital

Após acusações de insultar os militares chineses em uma piada durante um show de comédia ao vivo no último sábado em Beijing (13), o comediante chinês Li Haoshi, conhecido pelo apelido de “House”, sentiu a repressão do Estado. As críticas foram feitas por usuários nas redes sociais, levando a uma tomada de medidas contra o empregador do comediante. As informações são da rede BBC.

A gozação, que fazia uma comparação entre o comportamento dos cães de um comediante e a conduta militar, desagradou as autoridades locais. Como resultado, a trupe de comédia a qual House faz parte foi multada em 14,7 milhões de yuans (cerca de R$ 10,3 milhões) devido à piada, que mencionava um slogan do presidente Xi Jinping relacionada às forças militares.

A Shanghai Xiaoguo Culture Media Co, juntamente com House, foi acusada de “humilhar o exército popular”. A empresa aceitou a multa e rescindiu o contrato com o artista.

Li Haoshi foi forçado a se desculpar por sua piada sobre as forças chinesas (Foto: Weibo/Divulgação)

Durante a apresentação na capital chinesa, Li fez alusão aos dois cães que ele havia adotado e que estavam perseguindo um esquilo. “Outros cães que você vê fariam você pensar que eles são adoráveis. Esses dois cachorros só me lembram de… ‘Lute para vencer, forje uma conduta exemplar'”, ironizou o comediante.

A piada feita por House faz referência ao slogan estabelecido pelo presidente Xi em 2013 como uma meta para os militares chineses. Uma gravação de áudio da performance foi compartilhada na plataforma chinesa Weibo, semelhante ao Twitter, na qual é possível ouvir risadas da plateia em resposta à piada.

Diante da repercussão, as autoridades de Beijing deram início a uma investigação na terça-feira (16).

“Nunca permitiremos que nenhuma empresa ou indivíduo use a capital chinesa como palco para difamar intencionalmente a imagem gloriosa do Exército de Libertação do Povo”, disse o braço de Beijing do Departamento de Cultura e Turismo da China.

As atividades de Shanghai Xiaoguo na capital chinesa também foram suspensas por tempo indeterminado.

Tags: