Ciclone em Mianmar afeta 5,4 milhões de pessoas, com 3,9 milhões já em risco

"Experiência verdadeiramente aterrorizante para aqueles no caminho do ciclone", disse coordenador humanitário

O devastador ciclone Mocha, que atingiu no domingo (14) a costa entre Bangladesh Mianmar matando nove pessoas, causou sérios impactos, afetando cerca de 5,4 milhões de pessoas que estavam em seu caminho, sendo 3,9 milhões delas consideradas mais vulneráveis. As informações são da agência Anadolu.

A tempestade causou inundações em áreas já afetadas por conflitos, além de impactar severamente os campo de refugiados Rohingya em Bangladesh. As principais necessidades identificadas são abrigo, água potável, saneamento e suprimentos médicos. A situação exige esforços urgentes de limpeza, reconstrução e assistência humanitária.

“Foi uma experiência verdadeiramente aterrorizante para aqueles no caminho do ciclone, que agora enfrentam um grande esforço de limpeza e reconstrução”, disse Ramanathan Balakrishnan, coordenador humanitário da ONU em Mianmar nesta terça-feira (16).

Uma mulher segura seu filho de seis meses na frente de sua pequena casa improvisada em Yangon, Mianmar (Foto: Unicef/Nyan Zay Htet)

Após chegar à costa, o ciclone provocou inundações nas regiões do interior, onde milhões de pessoas já haviam sido deslocadas devido a conflitos anteriores. De acordo com Balakrishnan, aproximadamente 17 milhões de pessoas em Mianmar necessitam de ajuda humanitária, uma cifra equivalente ao número de pessoas que precisam de assistência na Ucrânia.

Olga Sarrado, representante da agência de refugiados da ONU, relatou a grave situação enfrentada em Bangladesh e nos campos de refugiados Rohingya. Segundo ela, mais de 21 mil rohingyas e mais de 4 mil famílias foram afetadas nesses locais. No entanto, até o momento, não foram relatadas vítimas.

Olga acrescentou que apenas 16% do recurso de financiamento foi financiado atualmente.

Balakrishnan disse que é urgente o aumento de financiamento para garantir “que ninguém fique para trás como resultado deste ciclone”. Ele destacou ainda que o financiamento é essencial para continuar respondendo às necessidades de17,6 milhões de pessoas que já precisam de auxílio como resultado de outras crises em todo o país.

Tags: