Jacarta receberá ministros de todo o mundo para um debate sobre a crise da água no planeta

Evento discutirá “a importância da água e do saneamento para a recuperação da economia e do mundo”, segundo a diretora-executiva da iniciativa

A crise da água é o foco de um encontro ministerial que será realizado em maio em Jacarta, na Indonésia. Ministros de pelo menos 80 países já estão confirmados, englobando os setores da água, meio ambiente, saúde e economia. 

A diretora-executiva da Iniciativa Saneamento e Água para Todos, do Unicef, já está em Jacarta. Catarina de Albuquerque afirmou que o evento, marcado para os dias 18 e 19 de maio, discutirá “a importância da água e do saneamento para a recuperação da economia e do mundo”. 

Crianças carregam água no Sudão do Sul, em janeiro de 2014 (Foto: Oxfam East Africa/Geoff Pugh)

A especialista explica que os ministros criarão um documento com “passos muito concretos” para o alcance das várias metas sobre água listadas na Agenda 2030, que prevê, por exemplo, acesso universal à água potável. 

“Relativamente às atividades que têm que ser levadas a cabo por forma a acelerar os progressos com vista a podermos todos realizar, antes de 2030, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6, bem como realizar plenamente os direitos humanos à água e ao saneamento para todos.” 

A diretora-executiva da Iniciativa Saneamento e Água para Todos confirma que representantes de países de língua portuguesa estarão no encontro na Indonésia.  

Dados das Nações Unidas de 2020 revelam que 46% da população mundial continua sem acesso ao saneamento adequado e 26%, ou 2 bilhões de pessoas, não bebem água de fontes seguras.  

Para que o ODS 6 seja alcançado até 2030, os países precisam dobrar a atual taxa de progresso, sendo que 129 nações ainda não estão no caminho para ter recursos sustentáveis de manejo da água nos próximos oito anos.  

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

Tags: