ONU lança apelo de US$ 1 bilhão para auxílio pós-terremoto na Turquia

Governo turco estima que desastre matou 35 mil pessoas, com cerca de 47 mil edifícios destruídos ou danificados

A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou um apelo humanitário de US$ 1 bilhão para auxílio à população da Turquia após os terremotos que atingiram o país.

Ao lançar o pedido, na quinta-feira (16), o secretário-geral António Guterres ressaltou que os tremores foram os piores em um século. Em três meses, os fundos devem cobrir ações para beneficiar 5,2 milhões de sobreviventes.

O chefe da ONU ressaltou que, com o financiamento, as agências de auxílio aumentarão rapidamente o apoio aos esforços de socorro liderados pelo governo em várias áreas, incluindo segurança alimentar, proteção, educação, água e abrigo.

Pelas estimativas das autoridades turcas, mais de nove milhões de pessoas foram diretamente afetadas pelo desastre. Até quarta-feira (15), os cálculos apontavam para 35 mil mortes, mas o número pode subir.

De acordo com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) mais de 1,74 milhão de refugiados vivem nas 11 províncias afetadas pelo desastre.

Na declaração, Guterres enfatiza que o país acolhe o maior número de refugiados do mundo e tem demonstrado enorme generosidade com seus vizinhos sírios há anos. Para ele, agora é momento de o mundo apoiar o povo turco.

Berat, de nove anos, espera que amigo seja resgatado em Kahramanmaraş (Foto: Fatih Isci/Unicef)
Choque e devastação

Após lembrar a dimensão das necessidades, o chefe da ONU disse que as pessoas sofrem e não há tempo a perder. O pedido à comunidade internacional é que “intensifique e financie totalmente o esforço crítico em resposta a um dos maiores desastres naturais de nossos tempos”.

O subsecretário-geral para os Assuntos Humanitária, Martin Griffiths, visitou a Turquia na semana passada. Em nota, ele relembra o encontro com famílias que “compartilharam suas histórias de choque e devastação e requerem apoio”.

O também coordenador de ajuda de emergência explicou que o desastre ocorreu no auge do inverno, deixando centenas de milhares de pessoas, incluindo crianças pequenas e idosos, sem abrigo, comida, água, aquecedores e cuidados médicos.

Cerca de 47 mil edifícios foram destruídos ou danificados e milhares de pessoas buscaram refúgio em abrigos temporários. Escolas, hospitais e outros serviços essenciais estão entre as construções atingidas.

Muitas famílias foram separadas, e centenas de crianças ficaram órfãs ou incapazes de se reunir com seus pais, destaca o chefe humanitário.

Ajude as vítimas do terremoto

Quer ajudar as vítimas do devastador terremoto que atingiu a Turquia e a Síria? Diversas entidades estão aceitando doações em dinheiro que são revertidas à ajuda às vítimas. Seguem algumas delas, todas confiáveis e com anos de atuação comprovada no suporte humanitário.

Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) está aceitando doações para apoiar as milhares de crianças afetadas pelo tremor. Para doar, clique aqui.

Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha pede doações em dinheiro para seu fundo de emergência de resposta a desastres. Para doar, clique aqui.

A ONG Médicos Sem Fronteiras, que atende emergências médicas em todo o mundo, também está coletando doações. Para doar, clique aqui.

A ONG Save the Children, que fornece comida, abrigo e roupas para crianças do mundo todo, está coletando doações. Para doar, clique aqui.

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

Tags: