Projeto de lei quer que Casa Branca não se refira a Xi Jinping como ‘presidente’

Título de "presidente" remete à democracia; proposta pede uso de "secretário-geral do Partido Comunista"
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Um projeto de lei que tramita no Câmara baixa dos Estados Unidos quer que a Casa Branca não se refira ao mandatário da China, Xi Jinping, como “presidente”.

Chamado de “Lei do Nome do Inimigo”, o projeto foi protocolado no dia 7 de agosto e define que qualquer denominação diferente de “secretário-geral do Partido Comunista” seja proibida.

Uma mudança na atribuição do cargo de Xi é mais uma “declaração política” que linguística, disse a professora da Universidade de Hong Kong Janny Leung. “É uma maneira de diminuir a legitimidade do Partido Comunista Chinês na atual tensão EUA-China”, explicou à CNN.

Projeto de lei quer que Casa Branca não veja Xi Jinping como 'presidente' da China
O presidente da China, Xi Jinping, é fotografado ao chegar na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015, em Paris (Foto: COP Paris)

China e EUA vivem tensão bilateral sem precedentes desde a retomada das relações, nos anos 1970, com ataques mútuos. Há acusações de más relações comerciais, culpa na disseminação da Covid-19 e a aproximação de Washington com Taiwan.

A proposição, assinada pelo deputado republicano Scott Perry, da Pensilvânia, entende que o termo refere-se ao líder de um regime democrático – e, para Perry, Jinping é um autocrata, explica a CNN.

“Dirigir-se ao chefe de Estado da China como um ‘presidente’ garante a suposição incorreta de que o povo chinês legitimou o líder por meios democráticos”, argumentou Perry no projeto.

Títulos diversos

Entre os títulos oficiais de Xi Jinping, nenhum possui a palavra “presidente”, ainda que todos os líderes chineses utilizem a definição desde os anos 1980 quando em contato com atores ocidentais.

O líder de Beijing possui hoje três títulos principais: Chefe de Estado, Comandante-chefe do Exército e Chefe do Partido Comunista da China. O contexto define a utilização de cada um.

Quando utilizada a versão em inglês da mídia estatal, no entanto, o governo refere-se a Xi como presidente.

Tags: