Cerca de 23,48% da população de Nova Délhi, capital da Índia possui anticorpos IgG para o novo coronavírus. Isso significa que quase um quarto da população da capital já contraiu a doença, a maioria de forma assintomática.
A informação é do portal “The Hindu”, com dados de estudo encomendado pelo Ministério da Saúde do país. A pesquisa foi realizada na capital indiana entre os dias 27 de junho e 10 de julho. Para os 11 distritos de Délhi, foram coletadas mais de 27 mil amostras.
Por meio do estudo, o ministério da saúde do país percebeu que, após o pico, houve diminuição dos casos de Covid-19. O órgão atribui a situação aos esforços do governo para impedir a infecção, como bloqueios, medidas de contenção e vigilância, rastreamento de contatos e práticas de higiene.
“A capital precisará continuar com suas medidas de contenção com o mesmo rigor e intervenções não farmacológicas, como distanciamento físico, uso de máscara, higiene das mãos, etiqueta da tosse e prevenção de locais com muita agitação”, diz o estudo.
De acordo com o censo de 2011, Nova Délhi tem cerca de 20 milhões de habitantes. Isso significa que quase cinco milhões de pessoas podem ter contraído o vírus nos últimos seis meses, número muito superior ao reportado, de 125 mil.
A Índia hoje figura em terceiro lugar no ranking de infecções, atrás dos Estados Unidos e Brasil. De acordo com os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) são 1,1 milhão de casos confirmados e 28.732 mortes.