A economia de Hong Kong deve registrar uma retração de 8,9% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019. As informações são da agência de notícias Associated Press.
Este é o pior desempenho para o índice desde o começo dos relatórios trimestrais, em 1974. O governo do território autônomo afirmou nesta segunda (4) que a situação econômica já era ruim mesmo antes da pandemia do novo coronavírus.
O cenário foi influenciado pelo fraco comércio global, pelo turismo em queda e pelos protestos anti-governamentais que começaram em junho do ano passado.
As exportações caíram 9,7% no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. As exportações de serviço registraram uma queda de 37,8% e os gastos dos consumidores encolheram em 10,2%.
No relatório divulgado nesta segunda, o governo afirma esperar uma recessão mais longa, apesar da diminuição dos casos de coronavírus, já que as tensões comerciais estão voltando a se aquecer e a retomada de protestos é esperada.
De acordo com dados do governo, Hong Kong registrava até esta segunda 1.041 casos do novo coronavírus e quatro mortes pela doença.