Mesquitas serão reabertas em todo o Irã a partir desta terça

Mesmo com aumento nos casos, país começa a flexibilizar restrições de mobilidade; shoppings já estão abertos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O Irã vai reabrir todas as mesquitas do país a partir desta terça (12), mesmo com aumento do número de casos do novo coronavírus em diversas partes do território.

O governo do Irã já havia feito um breve experimento na última sexta, quando permitiu que as pessoas se reunissem para rezar em 180 cidades do país.

As aglomerações foram permitidas em cidades onde há menor risco de contágio generalizado, segundo a imprensa estatal. A capital Teerã ficou de fora.

Mesquitas serão reabertas em todo o Irã a partir desta terça
Vista panorâmica de Teerã, capital iraniana (Foto: UN Photo)

A decisão de reabrir as mesquitas foi anunciada pelo governo após “consultas” com o Ministério da Saúde, segundo o diretor da Organização para o Desenvolvimento Islâmico, Mohammad Qomi. A informação é da agência de notícias oficial, IRIB, e foi reportada pela Al Jazeera.

No domingo (10), o presidente Hassan Rohani anunciou que as aulas voltam na próxima semana. As viagens intermunicipais voltaram a acontecer, e os shoppings foram reabertos.

O Irã já conta 109 mil casos e foi um dos mais afetados na região. Já são 6,6 mil mortos. Especialistas alertam que a flexibilização do isolamento pode levar a uma nova onda de contaminações.

Tags: