Sites apoiados pela Rússia divulgam fake news sobre Covid-19, diz EUA

Dois russos ocupando altos cargos nos serviços de inteligência militar de Moscou foram identificados como parte da ação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Autoridades dos Estados Unidos advertiram nesta terça (28) sobre três sites em inglês usados por oficiais de inteligência da Rússia para divulgar informações falsas sobre o novo coronavírus e promover objetivos anti-ocidentais.

Segundo a agência de notícias Associated Press, dois russos ocupando altos cargos no serviço de inteligência militar de Moscou foram identificados como partes da ação.

Eles teriam ocupado cargos de liderança na empresa que faz a gestão dos três sites. Essas mesmas páginas já haviam atraído a atenção da União Europeia em uma pesquisa realizada no ano passado.

Sites apoiados pela Rússia divulgam fake news sobre Covid-19, diz EUA
Autoritarismo usa desinformação para atingir objetivos (Foto: Pexels/Reprodução)

Entre as matérias que chamaram a atenção dos norte-americanos, está uma que sugere ajuda urgente e substancial por parte da Rússia para combater a pandemia do coronavírus nos EUA.

As autoridades estariam empenhadas em evitar uma nova interferência de desinformação vinda da Rússia na eleição em novembro deste ano. Há fortes evidências de que houve campanhas do tipo em 2016, quando Donald Trump foi favorecido pela campanha.

Nesta quarta (29), as autoridades russas afirmaram que as alegações são “teorias da conspiração” e uma “fobia persistente”. Segundo um dos sites denunciados, a denúncia é “categoricamente falsa”.

Tags: