Investigadores da ONU analisam a existência de um possível acordo militar e tecnológico entre a Coreia do Norte e Venezuela. A informação, da última terça (28), foi divulgada pela agência de notícias Reuters.
Os responsáveis pela investigação já alertaram Caracas de uma possível violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A investigação ocorre enquanto sanções dos EUA buscam pressionar a renúncia do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Com o isolamento diplomático, o país sul-americano aprofundou laços com o Irã e a Coreia do Norte.
“Dado que essa cooperação é uma maneira reconhecida pela RPDC [Coreia do Norte] de violar resoluções relevantes da ONU, o painel pede uma resposta com informações sobre a suposta cooperação”, escreveu o coordenador da investigação, Alastair Morgan, em 12 de junho.
De acordo com a investigação, o possível acordo teria sido firmado em setembro de 2019, durante viagem de Maduro a Pyongyang. Em nota, a Reuters afirmou que não comprovou a veracidade da suposta tratativa.