Democracia no Mundo

ONU monitora possível acordo entre Coreia do Norte e Venezuela

Acordo teria sido firmado em 2019, na Coreia do Norte

Investigadores da ONU analisam a existência de um possível acordo militar e tecnológico entre a Coreia do Norte e Venezuela. A informação, da última terça (28), foi divulgada pela agência de notícias Reuters.

Os responsáveis pela investigação já alertaram Caracas de uma possível violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A investigação ocorre enquanto sanções dos EUA buscam pressionar a renúncia do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Com o isolamento diplomático, o país sul-americano aprofundou laços com o Irã e a Coreia do Norte.

ONU monitora possível acordo entre Coreia do Norte e Venezuela
Acordo teria sido firmado em uma viagem de Maduro a Pyongyang, em 2019; na foto, o principal monumento da capital da Coreia do Norte (Foto: WikiCommons)

“Dado que essa cooperação é uma maneira reconhecida pela RPDC [Coreia do Norte] de violar resoluções relevantes da ONU, o painel pede uma resposta com informações sobre a suposta cooperação”, escreveu o coordenador da investigação, Alastair Morgan, em 12 de junho.

De acordo com a investigação, o possível acordo teria sido firmado em setembro de 2019, durante viagem de Maduro a Pyongyang. Em nota, a Reuters afirmou que não comprovou a veracidade da suposta tratativa.