Com Brexit, JP Morgan vai transferir 230 bi de euros de Londres para Frankfurt

Instituição vai transferir ativos da City londrina para a capital financeira alemã e se tornará 6º maior banco do país
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O banco JP Morgan, vai transferir 230 bilhões de euros (R$ 1,2 trilhão) do Reino Unido para Frankfurt como consequência do Brexit. Com a mudança, a instituição financeira se tornará o sexto maior banco da Alemanha, segundo reportagem da Bloomberg desta quarta (23).

A transação acontece em meio a um escândalo no setor bancário. Documentos vazados apontam que a JP Morgan e outras instituições financeiras ajudaram redes criminosas a mover, lavar e ocultar mais de US$ 2 trilhões em todo o mundo.

As operações fraudulentas aconteceram entre 1999 e 2017 e foram reveladas após 16 meses de investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos.

Em meio a escândalo, banco JP Morgan se beneficia com Brexit
Sede do banco JP Morgan em Londres, em agosto de 2015 (Foto: Flickr/Hakan Dahlstrom)

Com ou sem escândalo, fontes ligadas ao banco norte-americano disseram que a instituição planeja concluir a migração dos ativos para a sua sede alemã até o final do ano.

A menos de quatro meses para a saída oficial do Reino Unido da UE (União Europeia), os bancos internacionais reforçam a operação nas ilhas britânicas. Estima-se que as empresas sediadas no país não tenham direito a realocação em um possível acordo comercial.

A instituição planeja triplicar o lucro em seus negócios para 16,7 bilhões de euros até o final do ano.

Na semana passada, a instituição pediu a cerca de 200 funcionários para se mudassem a outras cidades europeias próximas, como Paris, Frankfurt, Milão e Madrid. Todas as cidades deverão ter filiais da instituição.

Tags: