Executivo de petrolífera se soma a outros ex-colegas ao morrer misteriosamente na Rússia

Vitaly Robertus é pelo menos a quarta importante figura da LUKoil a morrer em circunstâncias misteriosas nos últimos anos

Mais um executivo russo foi encontrado morto sob circunstâncias suspeitas. A vítima da vez é Vitaly Robertus, vice-presidente da LUKoil, a maior empresa privada de petróleo da Rússia, e supostamente um aliado do presidente Vladimir Putin. As informações são da revista Newsweek.

A notícia sobre a morte do executivo circulou em diversos canais do Telegram, desde veículos de mídia independente até páginas ligadas ao governo russo. Robertus teria sido encontrado enforcado em seu escritório.

Posto de gasolina da LUKoil, na Rússia (Foto: Vasyatka1/WikiCommons)

A empresa na qual ele trabalhava confirmou a morte, embora não tenha dado detalhes sobre como ela ocorreu. E isso tem se tornado habitual na rotina da petrolífera. Ao menos três outras pessoas em cargos importantes na LUKoil morreram de forma misteriosa nos últimos anos.

O caso mais emblemático foi o de Ravil Maganov, presidente do conselho, que morreu no dia 1º de setembro de 2023 após supostamente cair da janela do sexto andar do Hospital Clínico Central, segundo fontes policiais. Entretanto, o caso é cheio de informações desencontradas.

Em nota, a empresa disse na ocasião que Maganov foi vitimado por “uma doença grave”. Já o jornal de negócios Kommersant disse que ele havia sido diagnosticado com uma doença cardiovascular grave, enquanto a agência de notícias Mash alegou que sofria de depressão. A agência estatal Tass, por sua vez, citou a hipótese de suicídio, mesma informação que vem sendo divulgada sobre a morte de Robertus.

Em dezembro de 2022, a jornalista norte-americana Elaine Godfrey publicou um artigo na revista The Atlantic no qual listou diversas mortes suspeitas de potenciais desafetos de Putin ocorridas naquele ano, já com a guerra da Ucrânia em andamento. Classificou a sequência de incidentes como “síndrome da morte súbita”.

Embora Robertus fosse supostamente um aliado do presidente, o caso engrossa a lista de importantes figuras da vida pública russa mortas nos últimos anos de forma aparentemente inexplicável. A Referência reuniu alguns dos casos nesta matéria.

Tags: