Forças russas bombardeiam acidentalmente seu próprio território

Moscou informou que um de seus aviões de guerra realizou um "lançamento de emergência de material bélico" sobre Petropavlovka, perto da fronteira com a Ucrânia. O incidente arrasou uma rua inteira

Na manhã desta terça-feira (2), pelo horário local, um avião de guerra russo realizou uma “liberação de emergência” de sua carga explosiva enquanto sobrevoava o vilarejo de Petropavlovka, na região de Voronezh, no oeste do país, de acordo com autoridades militares e civis. O Ministério da Defesa da Rússia relatou que a ação não deixou feridos, embora tenha causado grandes estragos em seu próprio território, conforme atestam imagens. As informações são do site independente The Moscow Times.

Embora não tenha havido vítimas na explosão resultante do alegado descarte acidental de munições de aviação, pelo menos seis casas foram danificadas na comunidade isolada próxima à fronteira com a Ucrânia e situada cerca de 600 quilômetros ao sul de Moscou.

A pasta afirmou que uma investigação está em andamento para esclarecer as circunstâncias do incidente, com uma comissão no local avaliando os danos e auxiliando na restauração dos locais atingidos.

O remoto vilarejo de Petropavlovka (Foto: X/Reprodução)

“No dia 2 de janeiro, por volta das 9h, durante o voo da aeronave VKS em Petropavlovka, região de Voronezh, ocorreu uma explosão incomum de munição de aviação. Não houve vítimas”, disse a nota oficial do Ministério da Defesa.

Vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais deram a dimensão do impacto da explosão na comunidade, incluindo, além de residências destruídas, uma grande cratera e destroços espalhados pela área.

Pelo Telegram, o governador da região de Voronezh, Aleksander Gusev, informou que alguns moradores foram realocados para alojamentos temporários. Ele enfatizou a necessidade de tratar rapidamente de questões relacionadas a indenizações e à construção de novas moradias, assegurando que ninguém seja negligenciado e sofra com os prejuízos.

A explosão ocorre simultaneamente coordena operações de ataques com mísseis da Rússia em cidades ucranianas, que resultaram em pelo menos quatro mortes e dezenas de feridos.

Petropavlovka fica localizada cerca de 150 quilômetros a leste da fronteira entre Rússia e Ucrânia.

Tags: