Temendo conflito com Israel, Irã busca ajuda da Rússia com defesas aéreas, diz jornal

Entregas de ajuda militar aconteceram na esteira da visita do secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, a Teerã

O Irã pediu à Rússia sistemas avançados de defesa aérea em preparação para uma possível guerra com Israel, com as entregas já encaminhadas, segundo o jornal New York Times (NYT), que citou fontes iranianas não identificadas. O pedido de ajuda ocorre em meio à crescente tensão no Oriente Médio, que teme um ataque iraniano a Israel em retaliação pelo assassinato de Ismail Haniyeh em Teerã. As informações são do The Moscow Times.

A mídia iraniana já havia relatado que Teerã havia pedido sistemas de defesa aérea a Moscou. Duas autoridades iranianas confirmaram ao NYT que o pedido foi feito após a visita do secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, a Teerã na segunda-feira (5).

Um integrante da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), instituição militar oficial da República Islâmica, e outra autoridade, confirmaram ao jornal norte-americano que, além do pedido ter sido feito, as entregas já haviam começado.

S-300, sistema russo de mísseis terra-ar (Foto: WiiCommons)

O Irã ameaçou responder a Israel pela morte de Haniyeh, gerando receios de um conflito mais amplo no Oriente Médio. O aiatolá Ali Khamenei prometeu “punição severa” para Israel após o assassinato do líder do grupo militante, afirmando que buscar vingança é um dever devido ao assassinato ter ocorrido em território iraniano. O Hezbollah também ameaçou atacar o Estado judeu do Líbano após o assassinato de seu líder militar.

Israel afirmou que está pronto para se defender e retaliar qualquer ataque. De acordo com o canal Ynet, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e os chefes de segurança discutiram a possibilidade de um ataque preventivo ao Irã para evitar uma ameaça iminente. Na segunda-feira, o ministro da Defesa Yoav Gallant disse que Israel deve estar preparado para agir rapidamente caso Teerã ataque.

Nesta terça-feira, Israel está em alerta máximo devido ao crescente risco de um conflito maior no Oriente Médio.

Tags: