Europa

Putin escolhe novo governador após protestos no extremo leste da Rússia

Mikhail Degtyaryov é membro do mesmo partido de oposição que o ex-governador, acusado de assassinatos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, nomeou um governador interino para a região de Khabarovsk, no extremo leste do país, após a prisão Sergei Furgal. Segundo a BBC, Mikhail Degtyaryov ocupará o cargo.

No último dia 9, Furgal, então governador da região, foi preso por suspeita de dois assassinatos de empresários e uma tentativa de assassinato. Os crimes teriam ocorrido entre 2004 e 2005, quando atuava com importação de produtos como madeira e metais.

A prisão de Furgal, que nega as acusações, gerou indignação da população. Milhares de manifestantes acusam motivação política para a medida. Há questionamentos sobre a demora de 15 anos para a acusação.

Putin escolhe novo governador após prisão de Sergei Furgal
Mikhail Degtyarev foi nomeado governador da região de Khabarovsk (Foto: A.Savin/Wikimedia Commons)

O russo foi eleito em 2018, após derrotar o candidato apoiado pelo Kremlin. Em seus dois anos no cargo, Furgal ganhou a reputação de “governador do povo”, cortando o próprio salário e participando de manifestações populares.

Degtyaryov é membro do mesmo partido de oposição que Furgal, o Liberal Democrático ultra-nacionalista. A sigla, no entanto, é vista como leal ao governo russo. Uma nova eleição deve acontecer no próximo ano.