Mundo

Diplomata turco é eleito presidente da 75ª sessão da Assembleia Geral da ONU

Reunião anual dos países-membros acontecerá de forma virtual neste ano, em função da pandemia

O diplomata da Turquia Volkan Bozkir foi eleito o presidente da 75ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em votação realizada nesta quarta (16). Bozkir foi o único candidato ao cargo.

A votação foi marcada por um protocolo inédito na história da ONU (Organização das Nações Unidas). Em um salão vazio, os embaixadores dos 192 Estados-membros votaram em horários pré-determinados, usando máscaras de proteção e respeitando o distanciamento social.

Os embaixadores votaram ainda em cinco novos países para ingressar no Conselho de Segurança da ONU como membros não permanentes. Índia, Irlanda, Noruega e México garantiram vagas, enquanto Djibuti e Quênia disputam um segundo turno.

O grupo é composto, de forma permanente, por China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Há outros dez membros, rotativos, que atuam no conselho por um período de dois anos.

Diplomata turco é eleito presidente da 75ª sessão da Assembleia Geral da ONU
Embaixadores votam no presidente da próxima sessão da Assembleia Geral da ONU (Foto: Eskinder Debebe/UN Photo)

Assembleia Geral

Marcada para setembro, a reunião deste ano será planejada para manter as medidas de segurança relacionadas à pandemia do novo coronavírus.

O atual presidente da assembleia, o nigeriano Tijjani Muhammad-Bande, prevê que seu sucessor e o secretário-geral da ONU, António Guterres, sejam os únicos presentes de maneira presencial. Os líderes mundiais participarão de forma virtual.

Até 2019, os líderes mundiais se dirigiam a Nova York para participar da Assembleia Geral. Centenas de outros eventos ocorrem em paralelo durante o encontro, que dura uma semana. Esses compromissos devem ser cancelados.

O fato de que Nova York é uma das cidades mais afetadas pela pandemia nos Estados Unidos deixa como quase certa a probabilidade de que a reunião não seja realizada de forma presencial, como nos anos anteriores.