A queda da renda global neste ano deve ser de 4%, o que imporia a diminuição do IDH (índice de desenvolvimento humano) global pela primeira vez em 20 anos. As informações, divulgadas nesta quarta (20) são do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
O IDH leva em conta padrão de vida, saúde e educação em 189 países.
Segundo o relatório, “a crise está batendo forte em todos os elementos constitutivos de desenvolvimento humano”. Entre os exemplos estão a maior contração de renda desde a Grande Depressão, que começou em 1929 e a morte de ao menos 300 mil pessoas.
O Pnud também calcula que pelo menos 6 mil crianças podem morrer em todo o mundo por causas que poderiam ser prevenidas. Isso se os sistemas de saúde da maioria dos países não estivesse sobrecarregada com os cuidados à Covid-19.
O programa prevê aumento da desigualdade social com as fortes recessões na quase totalidade dos países.
Também agrava a situação o fato de que nove entre 10 crianças em países de baixo IDH estão fora da escola. Destas, seis em cada 10 não estão recebendo nenhum tipo de instrução, por falta de acesso a ferramentas de ensino à distância.
Para resolver uma parcela da situação gerada pelo fechamento das escolas, seria fundamental oferecer internet de boa qualidade às crianças, diz o relatório.
“Em 2018, foi estimado que US$ 100 bilhões seriam necessários para fechar a lacuna da internet em países de renda baixa e média”, apontou o Pnud. “Ou cerca de 1% dos programas fiscais extraordinários anunciados em todo o mundo até agora”.