Unesco cria plataforma de ciência feita em países pobres sobre Covid-19

Meta do portal é oferecer acesso livre a acadêmicos para que aprimorem sem custo pesquisas em seus países
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura) criou um portal, Cure (Covid-19 Universal Resource Gateway), que divulga pesquisas científicas na área de saúde para instituições e pesquisadores da Ásia e da América Latina.

A objetivo do portal é unificar em uma só plataforma pesquisas robustas, revisadas por pares e conduzidas de acordo com premissas básicas do método científico.

Unesco cria plataforma de ciência feita em países pobres sobre Covid-19
Respiradores para tratamento de pacientes com coronavírus em hospital no Pará (Foto: Marco Santos/Ag. Pará)

Dessa forma, os dados podem ser “localizados, acessados, operados em conjunto e reutilizados”, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). As informações são colaborativas e têm licença de acesso aberto.

O projeto é uma colaboração entre a Unesco,  o Indian Statistical Institute e a Redalyc (Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal).

No futuro, a intenção é integrar as informações coletadas ao Goap (Global Open Access Portal).

O portal pode auxiliar acadêmicos a manter baixos os custos de suas pesquisas. Dessa forma, incentiva que o conhecimento ali contido possa ser usado de forma barata no desenvolvimento de terapias, remédios e vacinas contra o novo coronavírus.

Tags: