Alunos usam jogos para combater estigma relacionado ao HIV no Irã

Estudantes precisam cumprir tarefas tanto no mundo virtual quando no mundo real para combater preconceito

A plataforma educacional online REDXIR usa jogos online para acabar com o estigma e a discriminação contra quem vive com HIV no Irã por meio de estudantes de áreas da saúde.

A iniciativa surgiu a partir da colaboração entre a Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS) e Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina.

O jogo busca ainda mudar o comportamento desses estudantes e futuros médicos. A meta é que a futura geração de profissionais da saúde no Irã esteja livres do estigma e da discriminação.

Alunos usam jogos para combater estigma relacionado ao HIV no Irã
Alunos usam jogos online para combater estigma relacionado ao HIV no Irã (Foto: Pexels)

No jogo, em um mundo imaginário, um grupo de jovens luta contra um inimigo misterioso, que simboliza o estigma e a discriminação relacionada ao HIV. Vence quem combatê-lo.

Os dez níveis do jogo foram desenvolvidos para desafiar o conhecimento dos alunos sobre o HIV e a atitude em relação a quem vive com o vírus.

Enquanto algumas fases do jogo são realizadas virtualmente, outras precisam executar ações no mundo real. Em um deles, os alunos precisam identificar posts discriminatórios nas redes sociais.

Em outro nível, eles se tornam instrutores de uma campanha de conscientização sobre o HIV. Além dos jogos, os alunos participam de oficinas educativas, visitas de campo e escolas de verão.

Tags: