Em meio a embargo dos EUA, ONU inicia segunda inspeção de planta nuclear no Irã

Verificação de locais onde teria ocorrido beneficiamento de material atômico foi autorizada em agosto deste ano

A Agência de Vigilância Atômica da ONU (Organização das Nações Unidas) inspecionou a segunda instalação nuclear não-declarada do Irã nesta quarta (30), informou a Reuters.

Teerã concordou com o processo de verificação no último dia 26 de agosto, após sete meses de negativas.

De acordo com a ONU, há registro de que houve atividades suspeitas nos dois locais em 2003. A suspeita é de que o Irã tenha suspendido um programa nacional e secreto de armamento nuclear no início dos anos 2000. O país nega as acusações.

Os locais que teriam sido usados para armazenamento de material nuclear ficam nos núcleos de Shahreza, próximo à cidade de Isfahan, na região central do país, e de Torqouzabad, na capital Teerã.

ONU inspeciona segunda instalação nuclear do Irã
O diretor-geral da Agência de Vigilância Nuclear da ONU, Rafael Grossi, e o ministro das Relações Internacionais do Irã, Javad Zarif durante negociações para a inspeção em locais nucleares não-declarados, em 25 de agosto de 2020 (Foto: UN Photo/Edgard Perez Alvan)

No local, inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), das Nações Unidas, coletaram amostras ambientais de onde serão analisados possíveis vestígios de material nuclear.

A agência deve prestar contas dos materiais para garantir que não haja produção de armas atômicas. À época, o governo iraniano omitiu a existência dessas plantas para os inspetores internacionais.

A decisão vem na esteira das recentes sanções dos Estados Unidos ao Irã. Já a ONU em tese encerra a etapa mais recente de seu embargo de armas no próximo dia 18 de outubro.

Tags: