Embaixada do Afeganistão na Índia encerra as atividades após fuga de diplomatas

Mais de três mil estudantes afegãos que estudavam na Índia tiveram seus vistos recusados ​​pelo governo Modi depois que o Taleban voltou ao poder há dois anos

A embaixada do Afeganistão na Índia interrompeu todas as suas operações após o embaixador e outros diplomatas deixarem o país rumo à Europa e aos Estados Unidos, onde receberão asilo. A informação partiu de três funcionários da embaixada nesta sexta-feira (29), segundo a agência Reuters.

A Índia não considera o Taleban como um governo legítimo e, em agosto de 2021, fechou sua embaixada em Cabul quando a organização jihadista assumiu o controle, após a retirada das tropas dos EUA e seus aliados do país. No entanto, Nova Délhi permitiu que o embaixador e a equipe da missão nomeados pelo governo anterior, que era apoiado pelo Ocidente e liderado pelo ex-presidente afegão Ashraf Ghani, continuassem a emitir vistos e lidar com assuntos comerciais.

Segundo informações de funcionários da embaixada, pelo menos cinco diplomatas afegãos partiram da Índia. Uma autoridade afegã comunicou que o governo indiano assumirá a responsabilidade pela gestão da missão diplomática como zelador.

Embaixada afegã na Índia (Foto: WikiCommons)

De Nova Délhi, um representante do Ministério das Relações Exteriores da Índia afirmou que estava avaliando os acontecimentos, mas não forneceu detalhes adicionais. Autoridades talibãs não comentaram o caso.

A Índia é um dos pouco mais de dez países que mantém uma missão de pequeno porte em Cabul, cujo objetivo é facilitar o comércio, fornecer assistência humanitária e apoio médico. Entre os anos de 2019 e 2020, o comércio bilateral entre as nações atingiu a marca de 1,5 bilhão de dólares, mas sofreu uma queda significativa após os insurgentes assumirem o governo.

Recentemente, estudantes universitários afegãos que residem na Índia, mesmo após o vencimento de seus vistos de estudante, organizaram uma manifestação em Nova Délhi neste mês para solicitar ao governo indiano a extensão de sua estadia.

Poucos países reconhecem oficialmente a legitimidade do Taleban como governo do Afeganistão após a tomada do poder há dois anos. Entre eles Rússia, China, Paquistão, Irã, Catar e Turcomenistão.

Tags: