EUA posicionam bombardeiros nucleares próximos ao Irã em sinal de apoio a aliados

O reforço da presença militar dos EUA ocorre em meio a crescentes tensões entre Israel e Irã, após uma sequência de ataques de retaliação entre os dois países no mês passado

Imagens de satélite mostram que os Estados Unidos enviaram bombardeiros nucleares para a Base Aérea de Al Udeid, no Catar, como parte de uma estratégia para reforçar sua presença militar no Oriente Médio, especialmente em resposta à crescente ameaça do Irã. As fotos, tiradas na terça-feira (6) pela empresa de imagens Planet Labs, foram compartilhadas por Hans Kristensen, diretor do Projeto de Informação Nuclear da Federação de Cientistas Americanos, em seu perfil no X. As informações são da Newsweek.

As imagens capturam seis bombardeiros B-52H Stratofortress estacionados em uma área aberta dentro da base. Kristensen identificou que, pelo menos, cinco desses bombardeiros possuem capacidade para transportar armas nucleares, embora ele tenha ressaltado que não há indicações de que eles estejam equipados com tais armas neste caso em específico.

O aumento da presença militar dos EUA acontece em meio a altas tensões entre Israel e Irã, após uma série de ataques retaliatórios entre os dois países no mês passado. Teerã afirmou que se armará “a qualquer custo” para garantir sua própria defesa.

O B-52H Stratofortress é um bombardeiro pesado de longo alcance que pode realizar uma variedade de missões (Foto: WikiCommons)

No dia 1º de novembro, o Pentágono havia anunciado o envio dos B-52 Stratofortress para base de Al Udeid. Esta é a primeira vez desde 2019 que esses bombardeiros com capacidade nuclear são posicionados na região, em um movimento que faz parte dos esforços dos EUA para apoiar seus aliados e dissuadir o Irã de possíveis retaliações.

E não para por aí. Os Estados Unidos estão enviando mais destróieres e esquadrões de caças para reforçar sua presença militar, de acordo com o secretário de Imprensa do Pentágono, major-General Pat Ryder. Esse movimento ocorre no momento em que o grupo de ataque do porta-aviões USS Abraham Lincoln deixa a região. Ryder explicou que esses reforços têm como objetivo substituir o poder aéreo que será perdido com a saída do porta-aviões.

A base aérea está localizada a aproximadamente 1.176 quilômetros da capital iraniana, Teerã. O B-52H, segundo a Força Aérea dos EUA, possui um alcance de cerca de 14.160 quilômetros.

Irã x Israel

Em 1º de outubro, o Irã lançou mais de 180 mísseis balísticos em duas ondas contra alvos em Israel, em resposta aos recentes assassinatos de figuras importantes aliadas de Teerã, como Ismail Haniyeh, líder do Hamas, e Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah. Israel relatou ter interceptado a maioria dos mísseis, mas os ataques agravaram ainda mais as relações tensas entre os dois países.

Em resposta, Israel retaliou em 25 de outubro com ataques aéreos direcionados à capital iraniana.

Em um outro ataque recente ao Irã, o Estado judeu atingiu uma instalação da Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês), onde eram fabricados mísseis balísticos e lançados foguetes, causando danos significativos.

Tags: