Para Erdogan, criticar mudança de Hagia Sophia para mesquita é ‘ataque’

Presidente Tayyip Erdogan quer que o monumento, hoje um museu, volte a ser mesquita, como no período otomano
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

A intenção do governo da Turquia em transformar a Basílica de Hagia Sophia, na capital Istambul, em uma mesquita foi recebida com críticas. Na sequência, a reação do presidente Recep Tayyip Erdogan foi acusar um “ataque à soberania” do país. A informação é da agência de notícias Reuters.

Atualmente um museu, Hagia Sophia é um Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e um dos monumentos mais visitados da Turquia.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu para Erdogan não realizar o plano de mudança. A Grécia também reforçou o apelo.

O ministro das Relações Exteriores da França também criticou a intenção, afirmando que Hagia Sophia deveria permanecer aberta a todos.

Construída pelo Império Bizantino, a Hagia Sophia foi a sede da principal igreja ortodoxa oriental durante séculos. Foi transformada em uma mesquita após a conquista otomana de Constantinopla, hoje Istambul.

Crítica sobre mudança de status de Hagia Sophia é ataque à Turquia, diz Erdogan
Basílica Hagia Sophia, em Istambul, na Turquia (Foto: Pexels)

Justiça

Na quinta (2), um procurador estadual recomendou ao mais alto tribunal administrativo da Turquia a rejeição do pedido.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, o Conselho de Estado da Turquia passou a analisar o pedido de um grupo pela conversão do monumento. A alegação é a de que o edifício pertence ao sultão otomano Mehmet II.

No entanto, o promotor alega a legalidade da decisão de 1934 de transformar Hagia Sophia em um museu e recomendou que o pedido fosse rejeitado. Uma decisão é esperada em duas semanas.

Quem concedeu a Hagia Sophia seu atual status de museu foi Ataturk, considerado o pai da Turquia moderna. Secular, o governante foi o responsável por mudanças profundas na sociedade turca, incluindo uma maior abertura ao ocidente.

Tags: