Homem é morto pela polícia após colidir com carro no consulado chinês de San Francisco

Uma testemunha disse que o motorista, antes de ser baleado por policiais, gritou: 'Onde está o PCC?', sigla do partido comunista

A polícia de San Francisco, no estado norte-americano da Califórnia, atirou e matou um homem que colidiu com seu carro no consulado chinês na segunda-feira (9). Segundo um comunicado das autoridades de segurança, o homem não identificado foi alvejado após a chegada dos policiais ao local. As informações são da rede BBC.

O incidente aconteceu por volta das 15h (horário local), quando um homem a bordo de um sedã Honda azul colidiu com o saguão do escritório de vistos do edifício. Imagens na internet mostraram dezenas de pessoas fugindo do prédio do consulado.

A polícia chegou ao local minutos após o acidente e confrontou o motorista no saguão, disparando contra ele. O homem foi então levado a um hospital próximo, onde não resistiu aos ferimentos.

Entrada do consulado chinês em San Francisco (Foto: Steve Rhodes/Flickr)

Em resposta, um porta-voz do Consulado Geral da China em San Francisco emitiu um comunicado condenando o incidente, destacando que representava uma “séria ameaça” à segurança de seu pessoal e de outras pessoas presentes no local. A nota ainda acrescentou: “Condenamos veementemente este ataque violento e reservamo-nos o direito de buscar responsabilidades pelo incidente.”

Após o ocorrido, o consulado chinês temporariamente fechou algumas áreas do seu escritório e fez reclamações formais aos Estados Unidos, expressando seu descontentamento diplomático. Os funcionários pediram às autoridades norte-americanas que tratem adequadamente a situação.

A identidade do suspeito e eventuais motivações para o ataque ainda não foram divulgadas. O porta-voz da polícia informou uma “investigação muito complexa” está sendo conduzida em colaboração com o Departamento de Estado dos EUA e o consulado chinês.

Uma testemunha disse que o motorista, antes de ser baleado pelos agentes, gritou “onde está o PCC?”, sigla do Partido Comunista da China, conforme relatou o jornal South China Morning Post.

O incidente ocorre apenas um mês antes da Cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em San Francisco, que deve contar com a participação do presidente da China, Xi Jinping. A Casa Branca trabalha para organizar um encontro entre o presidente Joe Biden e o homólogo chinês, enquanto Washington e Beijing buscam reduzir as tensões. Ainda não está claro se o ataque afetará esses planos.

Tags: