A Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) comunicou que enviará 10 milhões de testes de Covid-19 ao Brasil. Destes, 500 mil devem chegar no início da próxima semana, informou o portal G1.
O restante será enviado nas próximas semanas, em lotes de 800 mil por vez. Os testes enviados pela Opas são genéticos, do tipo PCR, mais eficiente para detectar a doença já no início e com menor chance de falsos positivos.
Os países também devem estar para expandir a capacidade de seus laboratórios e garantir acesso a testes, priorizando pacientes com sintomas e rastreando com quem essas pessoas tiveram contato, segundo a diretora da Opas Carissa Etienne, em entrevista coletiva nesta terça (21).

“Precisamos ter uma visão mais clara sobre onde o vírus está circulando e quantas pessoas foram infectadas para guiar nossas ações“, afirmou Etienne, médica natural de Dominica e mestre em saúde da comunidade pela London School of Hygiene & Tropical Medicine da Universidade de Londres.
Assista à sessão informativa da OPAS/OMS sobre a situação da #COVID19 nas Américas ??https://t.co/QtN6DfEmvp
— OPAS/OMS Brasil (@OPASOMSBrasil) April 21, 2020
Outros 500 mil testes foram enviados pela Opas para 34 países nos últimos dias. A organização ainda deve mandar mais 4,5 milhões de testes nas próximas duas semanas.
Nesta terça, o continente americano tinha 893 mil casos confirmados e 42 mil mortes pelo novo coronavírus. Destes, 751 mil são dos EUA, onde houve 35,8 mil mortes.