Opas promete auxílio ao Brasil para 10 milhões de testes de Covid-19

Primeiro lote, de 500 mil testes do tipo PCR, mais eficaz, chega ao país no início da próxima semana
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

A Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) comunicou que enviará 10 milhões de testes de Covid-19 ao Brasil. Destes, 500 mil devem chegar no início da próxima semana, informou o portal G1.

O restante será enviado nas próximas semanas, em lotes de 800 mil por vez. Os testes enviados pela Opas são genéticos, do tipo PCR, mais eficiente para detectar a doença já no início e com menor chance de falsos positivos.

Os países também devem estar para expandir a capacidade de seus laboratórios e garantir acesso a testes, priorizando pacientes com sintomas e rastreando com quem essas pessoas tiveram contato, segundo a diretora da Opas Carissa Etienne, em entrevista coletiva nesta terça (21).

Opas promete envio de 10 milhões de testes de Covid-19 ao Brasil
A diretora da Opas Carissa Etienne, em coletiva nesta terça (21) (Foto: Reprodução/YouTube)

“Precisamos ter uma visão mais clara sobre onde o vírus está circulando e quantas pessoas foram infectadas para guiar nossas ações“, afirmou Etienne, médica natural de Dominica e mestre em saúde da comunidade pela London School of Hygiene & Tropical Medicine da Universidade de Londres.

Outros 500 mil testes foram enviados pela Opas para 34 países nos últimos dias. A organização ainda deve mandar mais 4,5 milhões de testes nas próximas duas semanas.

Nesta terça, o continente americano tinha 893 mil casos confirmados e 42 mil mortes pelo novo coronavírus. Destes, 751 mil são dos EUA, onde houve 35,8 mil mortes.

Tags: