Oposição da Malásia tem maioria para formar novo governo, diz líder

Segundo Anwar Ibrahim, os legisladores estão descontentes com premiê da Malásia, que assumiu em março
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O líder da oposição da Malásia, Anwar Ibrahim, afirmou nesta quarta (23) que já reuniu uma “forte maioria” do Parlamento a fim de formar um novo governo, reportou a Al-Jazeera.

Os legisladores estão descontentes com o primeiro-ministro Muhyiddin Yassin, que liderou a frente para derrubar o governo eleito em maio de 2018 e foi eleito premiê em março.

“A administração de Muhyiddin caiu”, disse Ibrahim, em entrevista coletiva. “O governo e seus 70 ministros passaram muito tempo distribuindo cargos, nomeações e contratos para se agarrar a [uma] maioria muito frágil”.

Oposição da Malásia tem 'forte maioria' para formar novo governo, diz líder
O líder da oposição, Anwar Ibrahim, em fala sobre as eleições da Malásia na cidade de Penang, em maio de 2013 (Foto: WikiCommons/Firdaus Latif)

Ibrahim não afirmou quais ou quantos são os parlamentares que lhe garantiram apoio. O líder da oposição deve fazer um anúncio após audiência com o rei Abdullah Pahang, em tratamento médico na capital Kuala Lumpur.

Membros da Organização Nacional dos Malaios Unidos, aliada a Muhyiddin, descrevem a fala de Ibrahim como um “truque”. “Mentiroso incorrigível e psicopata político”, tuitou o rival Mohamed Azmin Ali.

Por causa da pandemia, a próxima sessão parlamentar só está agendada para depois de novembro.

Tags: