Rússia e Belarus encaminham integração econômica e iniciam manobras militares

Integração está escorada em 28 diretrizes, com medidas tributárias e alfandegárias comuns e junção dos mercados de energia

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e de Belarus, Alexander Lukashenko, se encontraram na quinta-feira (9) para debater os próximos passos da aliança entre os dois países. Eles envolvem desde manobras militares massivas, iniciadas nesta sexta (10), até a integração entre as duas economias, o que deve aumentar consideravelmente a influência de Moscou sobre a nação vizinha.

Segundo Putin, a integração econômica está escorada em 28 diretrizes, com destaque para medidas tributárias e alfandegárias comuns. A primeira etapa do processo é a junção dos mercados de energia, com a manutenção do fornecimento de gás natural pela Rússia a Belarus por valores subsidiados. Um empréstimo de 630 milhões de dólares também será feito à debilitada economia belarussa, segundo o jornal britânico The Guardian.

Encontro entre Alexander Lukashenko e Vladimir Putin em 2015 (Foto: Wikimedia Commons)

Durante o encontro, os dois líderes não mencionaram qualquer acordo político: “Primeiro, a base econômica deve ser lançada, antes de avançar no caminho político”, disse Putin.

Ao menos até agora, Lukashenko tem resistido à pressão para conceder a Moscou o controle de determinadas políticas governamentais. A situação, porém, pode mudar em breve, devido às seguidas sanções impostas pelas nações ocidentais contra Belarus, que tornam o país cada vezes mais dependente da política externa russa.

Questões militares também não foram debatidas, mas nesse campo a proximidade entre os dois países já é evidente. Russos e belarussos iniciaram nesta sexta uma manobra militar tida como a maior da Europa em décadas, aumentando a tensão entre os dois aliados e os rivais ocidentais.

O exercício militar, batizado Zapad-2021, envolve cerca de 200 mil tropas, 760 blindados, 80 aeronaves, 15 embarcações e inúmeros sistemas de lançamento de foguetes, segundo informações do Ministério da Defesa da Rússia reproduzidas pelo jornal independente russo The Moscow Times.

Uma publicação feita pelo Ministério no Twitter mostra parte da movimentação russa.

Por que isso importa?

Lukashenko admitiu, durante uma entrevista coletiva no início de agosto, a possibilidade de integração total entre Belarus e Rússia. Embora não tenha manifestado muito otimismo na conclusão do processo, ele impôs como condição a manutenção da soberania de seu país.

“Quando falamos de integração, devemos entender claramente que isso significa integração sem nenhuma perda de Estado e soberania”, disse o líder belarusso quando questionado por um repórter russo.

próprio Lukashenko admitiu que “há indícios de que a integração é vista como a incorporação de Belarus à Rússia”, para então reforçar sua posição anterior. “Somos um Estado soberano e independente”.

Tags: