Em negociação, líderes da Líbia concordam em realizar eleições em 18 meses

Lideranças estão reunidas na Tunísia para estabelecer medidas e datas a um governo de transição; "há avanço", diz ONU

Os 75 líderes da Líbia chegaram ao consenso de estabelecer um intervalo de 18 meses até a realização de novas eleições no país, informou a VOA Africa nesta quinta (12).

Reunidos na Tunísia desde segunda-feira (9), as lideranças – muitas com participação direta na guerra civil de uma década – devem estabelecer medidas e datas específicas para dar início a um governo de transição até sábado (14).

O objetivo é encerrar os dez anos marcados pela guerra que começou após a derrubada do ditador Muammar Khadafi, em 2011.

Em negociação, líderes da Líbia concordam em realizar eleições em 18 meses
Lideranças discutem próximos passos do governo de transição da Líbia em novembro de 2020, na Tunísia (Foto: Missão da ONU na Líbia)

A reunião é mediada pela enviada especial da ONU, Stephanie Williams. “É um avanço”, disse sobre a data estimada pelo grupo na quarta. “Há um impulso real e é nisso que precisamos encorajar”.

Como próximo passo, os líderes da Líbia deverão desenvolver planos para um governo temporário. Quem liderar o período não poderá concorrer nas próximas eleições, esclareceu Williams.

A expectiva é que o encontro contribua para pavimentar o mais recente acordo assinado pelo Governo do Acordo Nacional e as forças do general renegado Khalifa Haftar, no dia 23.

Os representantes concordaram em retirar os seus exércitos, nacionais e estrangeiros, das linhas de frente até o final de janeiro.

Tags: