Chegada de tropas russas alimenta tensão na fronteira do Brasil com Venezuela

Tropas estão na divisa da Venezuela com Brasil desde que operação militar brasileira teria 'invadido' território vizinho

Com as fardas do exército venezuelano, as tropas russas chegaram ao estado de Bolívar, próximo à fronteira da Venezuela com o Brasil, no dia 9. Os soldados seriam uma resposta ao treinamento do Exército brasileiro, que ocorreu em setembro, e aumentou a tensão entre os países.

De acordo com o portal Infobae, os soldados foram enviados ao local poucos depois após a Operação Amazonas, liderada pelo Brasil, que incluiu o lançamento de foguetes a até 80 quilômetros de distância. O treinamento, com equipamentos de fabricação local, ocorreu próximo a Manaus (AM).

De acordo com militares venezuelanos, os brasileiros teriam “violado seu território” e a soberania do país com veículos, aviões, helicópteros, embarcações e peças de artilharia.

O exército do Brasil também estaria munido de canhões, metralhadoras e morteiros. A atividade custou mais de US$ 1 milhão e contou com 3,5 mil soldados, informou o jornal carioca “O Globo“.

Chegada de tropas russas alimenta tensão na fronteira do Brasil com Venezuela
Soldados do Exército do Brasil a caminho da cidade de Manacapuru, no Amazonas, em 23 de setembro de 2020 (Foto: Exército Brasileiro)

De acordo com moradores de Bolívar, as tropas russas realizam exercícios militares em diversas cidades desde que chegaram à região.

Mais tensas que nunca, as relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela estão desgastadas desde a eleição do presidente Jair Bolsonaro, declarado apoiador dos EUA. O governo de Donald Trump intensificou uma série de sanções a Caracas.

No dia 5 de outubro, Brasília decidiu retirar as credenciais dadas aos diplomatas que representam o governo de Nicolás Maduro no Brasil. O movimento foi considerado, até o momento, o auge da animosidade entre os países vizinhos.

Tags: